Com o passar do tempo, cada desenhista vai montando um kit de materiais para desenho que mais se adéqua a sua necessidade, ou mesmo conforme a sua adaptação. Nesse intento, muita coisa acaba sendo descartada por nós desenhistas justamente por não atender bem nossas necessidades; principalmente desse bando de materiais inventados por esse mundo capitalista, que muita das vezes só serve para arrancar o nosso precioso dinheirinho.
Quando me adentrei ao desenho realista, comecei com os materiais mais básicos de desenho, e por incrível que pareça, usava apenas só dois lápis de desenho, uma borracha e uma folha de papel sulfite. É claro que ao longo do tempo o curso e a leitura de bons livros de desenho me mostraram que determinados resultados poderiam ser alcançados mais rapidamente com materiais específicos, o que resultou em uma seleção bem pessoal de materiais, da qual você confere a seguir…
Lápis
Os lápis que recomendo são: 2H, HB, B, 4B, 6B e 9B; sejam da Staedtler ou Faber-Castell. Note que essa seleção é bem espaçada, pois aproveita bem a gama de lápis de desenho disponíveis. Com o HB, você pode fazer esboços, a série B para sombreamento e o 2H para esfumar preenchimentos bem pequenos ou mesmo detalhes finos e suaves. Existe também um estojo de lápis da Staedtler, que vem com estes lápis que citei (exceto o 9B) mais uma borracha e um apontador; ele é também uma boa opção para você que pretende comprá-los todos de uma vez.
Lapiseira
Para acabamentos bem finos, nada melhor que usar uma lapiseira, como é o caso do desenho de fios, cabelo e pêlos, já que sua espessura é bem propícia para este tipo de trabalho. Eu costumo usar os modelos próprios para grafite 0.5 da marca Pentel, que é bem durável. Tem gente que prefere aquelas lapiseiras “frescas” que dizem serem próprias para desenho, que quase são o quádruplo do preço; mas, na boa, é praticamente a mesma coisa.
Esfuminho
Os números 1 (ou 2), 3 e 6 são os que mais utilizo; pois, não vejo a necessidade de ter todos, já que a diferença entre alguns é bem pequena. Em termos de marca, digo que para esse tipo de material não fiz muitos testes, pois usava mais o da marca Trident, mas, na maioria das vezes, uso os esfuminhos que eu mesmo faço. Até tem um vídeo em nosso canal que ensino a fazer um; dê uma olhada nesse link.
Borracha
No caso da borracha, não tem muito segredo, por isso recomendo as marcas Staedtler ou Mercur, seja a branca (mais mole) ou a bicolor (que o pessoal usa para apagar caneta). A branca pode ser usada não só para apagar, quanto para criar efeitos de de esfumato mais sutis em áreas mais largas. A borracha bicolor da Mercur é uma boa opção para esfumar áreas pequenas (por ser dura) ou mesmo para apagar áreas estreitas e se criar um efeito de luz (pois ela é mais firme); se for uma área bem estreita, você pode cortar a borracha com o estilete e usá-la também.
Boleador
Para criar fios brancos em barbas, cabelos ou mesmo rugas, os boleadores são com certeza uma ótima escolha. Esses que possuem duas pontas em um, são uma boa opção porque economizam espaço e são mais práticos para se usar.
Estilete/apontador
Nem sempre achei prático utilizar o estilete, mas depois de um tempo quando comecei a comprar lápis mais caros de desenho, comecei a sentir a necessidade de utilizar um, já que o apontador comum logo perde o fio de corte, lhe fazendo você perder lápis por ficar insistindo. Já com o estilete você pode fazer a ponta sem desperdiçar lápis (mas demanda um certo treino). Seja um estilete grande ou pequeno, digo que ambas opções são bem vindas.
O apontador tradicional para criança com certeza sempre será o mais indicado (por questão de segurança); mas há também uma boa opção para todas as idades, o apontador de mesa (aqueles elétricos ou de manivela). Os apontadores de mesa sempre deixam uma boa ponta no lápis e ainda não quebram a mina de grafite, como geralmente acontece com o apontador comum que perdeu o fio de corte.
Papel
Para desenhos que realizar apenas como treinos rápidos, usar um papel sulfite 75g ou 90g atenderá bem a sua necessidade; mas, para desenhos realistas, digo que o papel precisa ser mais espesso e bom. Nesse caso os papéis que gosto muito, são o Fabriano 220g ou o Canson 200g, porque você consegue uma maior aderência aos lápis e uma maior facilidade para usar o boleador, já que sua alta gramatura nos permite criar sulcos mais profundos e efeitos mais destacados no papel. Eu gostava muito de desenhar no tamanho A4; mas em alguns casos o A3 ou o A2 atende melhor algumas composições, principalmente se você tiver muitos detalhes num desenho. Lembre-se que quanto menor o tamanho da folha, mais precisão você terá de ter na arte final para que o resultado final seja bem apresentável; desenhos grandes podem tomar mais tempo, mas é mais fácil de empregar arte final neles (com exceção da proporção). Também uso um papel sulfite sob o pulso, para evitar borrões no desenho ou mesmo que o suor da mão penetre na folha do desenho.
Escova de limpeza
Soprar um desenho realista para tirar resíduos de borracha nunca foi uma boa ideia; afinal, uma saliva pode cair e comprometer seu desenho, por isso, uma boa opção é utilizar uma escova de limpeza.
Lápis de cor
Em desenhos realistas é aconselhável utilizar lápis de boa qualidade, principalmente se você não quiser passar raiva. Por isso opte por marcas que apresentem um colorido forte, regular, com a cera interna e madeira resistentes, a ponto de não se partir fácil quando você resolver fazer uma ponta com o estilete, principalmente apontador. Na dúvida, adquira uma caixa das marcas Faber-Castell, Norma, Staedtler, ou qualquer outra superior. Com relação a quantidade de cores em caixa comprar, digo que, nesse caso, a caixa de 48 cores é uma quantidade mínima que aconselho, dado a variedade de cores que precisamos para compor um desenho mais elaborado.
Pano de algodão
Além do esfuminho ou o próprio dedo, você também pode utilizar um pano de algodão para esfumar o grafite, principalmente em áreas claras. Basta envolver seu dedo ou algum objeto de ponta com o pano e utilizá-lo para espalhar o grafite; você irá perceber inclusive que o resultado final no sombreamento é extremamente suave, vale a pena utilizar. É bom destacar que o sombreamento com o pano é mais lento que os tradicionais métodos.
Foi nesse aprendizado, de escolher os melhores materiais, que fui entendendo paulatinamente que essa vertente do desenho vai muito além, como bem aborda esse post sobre desenho realista.
Então é isso! Espero que você tenha gostado do meu kit e das minhas sugestões de materiais. Até mais!
62 comentários sobre “Materiais que recomendo para o Desenho Realista”
Muito obrigado por essas informações, fasso quadros de tela de pinturas com lápis 6B, gostaria de saber se tem um lápis que deixa mais forte do q o 6B ou caneta que eu possa usar. Obrigado.
Disponha Tiago!
Tem o lápis 9B.
Ajudou bastante, obrigado.
Disponha Emerson! Abraço!
Valeu pelas dicas. Estou meio enferrujado e minha maior dificuldade é sobre o uso correto do boleador. Caso haja um vídeo detalhado, me indique.
Olá Paulo! Que bacana que está gostando!
No infelizmente no momento não temos um post ou vídeo específico, mas é uma boa sugestão para um post futuro.
Tens pagina no facebook ?
Temos sim Willian. Acesse: https://www.facebook.com/pages/desenhoonlinecom/222732727740273
Muito Boa a Dica irei seguir valeu.
Boas dicas, vou tentar seguir alguns materiais. Mas, outros não vou poder usar. Mas atualmente, eu uso lápis 2HB e 2B, da Bic e também da Faber. E uma borracha branca da Faber e aquelas verdes.
Adorei as dicas ^^
Poderia me informar um tutorial sobre desenhar rostos? Eu estou precisando, e também, olhos atrás de óculos, pois são duas maiores dificuldades que tenho fora as mãos. Estou criando meu mangá recentemente, a história não tenho preocupação em fazer primeiro, tenho confiança na minha escrita ^^
É isso, boas dicas. E espero mais dicas assim. Abraços.
Olá Liuquen! Que bom que gostou das dicas!
No momento não tenho um tutorial igual ao que você precisa, mas estou pensando em postar algo do tipo em nosso canal no Youtube. Aguarde!
Mateus Eu queria saber se em Telas com suporte de madeiras eu conseguiria deixar o desenho realista como no papel comum ?
Tem sim Geovanni, o que vai mandar mesmo é a técnica que irá usar.
Tenho dificuldade de encontrar um bom tutorial de como utilizar Boleador, para não comprar errado e aprender a utilizar corretamente. A ideia de arranhar o desenho me dá medo. ^^
A dorei as dicas Matheus
Fico feliz em ser útil Laura! 😀
Já usei muito o pano, mas acabei trocando pelo guardanapo de papel por alguma razão desconhecida gostei mais!! 🙂
Alguém já usou aquele Fabriano extra liso? Ouvi um pessoal de fora dizer que é muito bom pra realismo, mas não achei em nenhuma site aqui no Brasil…..
Já usei guardanapo, ele dá um preenchimento mais rápido. O pano eu geralmente uso em áreas mais claras e que demandam um preenchimento mais suave; demora mais um pouco mas fica bem sutil…hehe
obrigado pela dica
Disponha Tiago!
ótimas dicas