“Mitos” e verdades do ofício desenhista

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Depois de ouvir uma série de teorias esquisitas e mitos muito comentados sobre nosso ofício, resolvi publicar hoje um texto sobre “mitos” e verdades do ofício desenhista. Você verá coisas que são comuns e até básicas, mas que muita gente ainda bota fé que realmente procedam; outras, que realmente fazem sentido. Então, confira!

 

Folha de sulfite pode cortar como uma navalha

Verdade. Muitos só descobrem isso da pior maneira, que é se cortando. Isso é muito comum quando você as bate sobre uma superfície para alinhá-las e organizá-las. As folhas são na verdade muito finas, e quando estão próximas, servem de apoio umas nas outras. Aquela que estiver mais para fora estará firme (por apoiar nas demais) e propícia a lhe cortar com facilidade.

 

Lado azul da borracha apaga caneta

Mais ou menos… Na verdade a parte azul possui cristais que desgastam o papel (lixa literalmente), até a remoção parcial ou total da tinta, que traz junto algumas partes do papel, já que a tinta da caneta está infiltrada nos poros do papel, até no site do fabricante ele explica isso. É por isso que muita gente às vezes chega a furar a folha ao apagar com ela. A borracha comum também desgasta, porém ela é mais amena que a azul e mais aderente ao grafite.

 

Muitos erros no desenho só são percebidos no dia seguinte

Verdade. É aquele momento que você olha novamente para o seu desenho e se espanta como tamanho erro cometido no dia anterior; pode ser até no mesmo dia, mas geralmente é depois de um certo afastamento dele. O contato contínuo com o trabalho faz com que você perca a capacidade de julgá-lo, e por isso que o afastamento e um contato posterior lhe ajudará a julgá-lo com mais facilidade; afinal, você estará despolarizado. Isso inclusive é uma dica de Leonardo da Vinci.

 

Desenhista profissional não erra anatomia

Não procede. Ninguém é perfeito, o que não lhe impede de cometer certos erros de anatomia em alguns personagens. O que diferencia um de outros, é que uns erram mais e outros menos. Com certeza o Rob Liefeld é o mestre dos erros de anatomia, e que já gerou altas tretas, mas, temos outros bem conhecidos como Massami Kurumada que é mestre em desenhar personagens com olhos assimétricos. Outros são tão bons que raramente você verá algum erro de anatomia, mas também erram.

 

Desenhistas ficam incomodados quando alguém pega seus desenhos

Verdade. Por quê? Simples! Medo de alguém pegar seu desenho sem cuidado e amassar ou borrá-lo. Veja que, nós desenhistas, gastamos horas desenhando aquele desenho super hiper mega power, sem deixar nenhum amassado na folha, cuidado que pode ir por água abaixo em poucos segundos se aquele seu colega desajeitado chegar com a mão pesada e pegá-lo com desleixo, deixando assim uma série de amassados e borrões. Mesmo avisando, muitos de nós desenhistas ainda ficamos receosos quando deixamos nossos desenhos nas mãos de outras pessoas.

 

Copiar desenhos é um excelente método para se tornar um ilustrador

Se você pretende ser um desenhista de retrato, com certeza esse é um bom método; mas, se pretende ser um ilustrador, o caminho não será só por aí. Ilustrar demanda muita observação, estudo de perspectiva, anatomia, luz e sombra, entre outras práticas e estudos. É por isso que muitos desenhistas fodásticos do retrato realista ainda apresentam tanta dificuldade com anatomia, representação da perspectiva, entre outras matérias relacionadas ao desenho.

 

Só pode desenhar bem quem tem dom

Falso. Desenhar qualquer pessoa pode; mas, desenhar bem é um talento que a pessoa não só nasce, como também aprende. Qualquer pessoa consciente pode aprender, tanto é que existem estudos científicos e livros que comprovam isso. Pegue um livro da Betty Edwards, métodos de Leonardo da Vinci, entre outros, e verá relatos de pessoas que não tinham esperança, mas que aprenderam a desenhar com tais métodos. Temos como exemplo os pesquisadores da Universidade College London, que afirmam que pessoas que não desenham bem, normalmente não vêem o mundo como ele é e não têm uma clara percepção de cor, brilho, proporção, entre outros elementos de um desenho; situação que pode ser revertida se ela passar a utilizar o hemisfério direito do cérebro, a partir de novos hábitos e práticas.

 

Então é isso! Espero que você tenha gostado deste post. Até mais!

2 comentários sobre ““Mitos” e verdades do ofício desenhista

  1. muito bom cara ^^ não sabia q folha sulfite corta ‘-‘ por sorte nunca me aconteceu, adorei essa matéria, a parte da anatomia me deixou um pouco aliviado já que quero ser ilustrador e eu concordo totalmente com a questão de que não precisa ter dom, até porque eu n sabia nem desenhar nd e agora já sei desenhar (um pouco) acredito que não existe essa coisa de dom, enfim ótima matéria.

    1. Obrigado Yurilks!
      É cara, tem muita gente que desiste antes de praticar a sério o desenho, e acaba saindo com a impressão de que desenhar bem é só para quem tem dom. Foi bom você insistir porque você tirou suas próprias conclusões e se saiu bem.
      Bons estudos cara!

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