Pinturas famosas geralmente são vendidas por valores altíssimos, resultado do esforço de artistas que chegam até a passar anos dedicando-se a elas; outras, nem tanto. Nas mais elaboradas, muitos esboços são gerados, caminho necessário quando o artista quer realmente fazer história com sua arte.
Mas, e se eu lhe disser que o desenho mais caro do mundo é apenas o esboço de uma grande pintura? Sim! É apenas um de alguns dos esboços preparatórios para a última pintura de Rafael Sanzio, intitulada como “A Transfiguração”, que se encontra no museu do Vaticano. É um trabalho primoroso realmente. O desenho do renascentista estava há séculos na coleção de desenhos do duque de Devonshire, considerada uma das melhores coleções do mundo. O desenho se refere a cabeça de um apóstolo, feito com giz preto, e mede 38×28 centímetros, com quase 500 anos de existência.
Em 2009 a leiloeira Sotheby’s, levou parte da colecção do palácio de Chatsworth House, e o desenho foi leiloado por apenas 36,9 milhões de euros (47,9 milhões de dólares na época).
Já pensou se fosse converter isso em reais? É dinheiro demais!
5 comentários sobre “O desenho mais caro já vendido em leilão: o preço surpreende!”
Yasmin, me avisaram que o resultado está nesse link: http://goo.gl/xZNSLk
Muito bom o post. 🙂
Alguém sabe porquê a Bunkyo ainda não divulgou o resultado do 6º concurso de mangá?
Obrigado Yasmin!
Boa pergunta, pelo regulamento era para ser divulgado no dia 14 de novembro…
Nossa, é realmente muito dinheiro. Pena que esse artista nunca soube disso. A maioria das telas ficaram famosas depois de anos, muitos anos e o artista não chegou a receber o dinheiro pela venda da arte. Eu sei que alguns ficaram muito famosos na sua época mas o preço que pagavam pelas suas artes antes nem deve ter comparação como o valor delas hoje.
Ah se eles soubessem! rsrsrs
Até eram bem remunerados, mas assim como disse, os valores estavam muito abaixo do que são comercializados atualmente.