Alguns o julgam satânico, outros apenas estranho; mas há quem diga que o autor queria apenas promover uma reflexão filosófica.
Essa animação em stop motion foi baseada no livro “As aventuras de Mark Twain – O estranho misterioso” e utiliza belos recursos de animação, principalmente se considerarmos a época em que foi feita. Ela foi banida da TV portuguesa por ser considerada inadequada ao público alvo.
Religiosos podem a considerar muito estranha; pois os elementos que ela utiliza podem chocar com os dogmas de cada um. Pode ser também que o autor tenha o objetivo de transmitir uma mensagem mais adulta através deste texto; o que demanda mais maturidade para uma melhor compreensão.
O autor desta história também têm uma história um pouco estranha. Seu nome verdadeiro é Samuel Langhorne Clemens, mas seu pseudônimo era Mark Twain, nasceu no dia 30 de novembro de 1835, mesmo dia em que o Cometa Halley passou próximo ao nosso planeta. Ele se tornou mundialmente conhecido por escrever histórias como: “As Aventuras de Tom Sawyer” e “As Aventuras de Huckleberry Finn”. Setenta e quatro anos depois disso ele disse: “Eu cheguei com o Cometa Halley em 1835, e ele vai voltar ano que vem, e eu espero que leve-me junto”. No dia 21 de abril de 1910, o Cometa foi visto novamente cruzando os céus do planeta. No mesmo dia, Mark Twain faleceu. Foi essa assustadora coincidência é o ponto de partida do genial longa-metragem em stop-motion “As Aventuras de Mark Twain”.
Por que a animação foi banida da TV?
A animação possui uma cena que foi considerada bastante pesada para seu público alvo, as crianças. Nela a animação retrata o encontro de três crianças com um possível anjo, que se apresenta como “Satan”, que recebe Tom Sawyer, Huck Finn e Becky Thatcher para a construção de pessoas de argila, que acabam ganhando vida para viverem num pequeno reino juntos, antes de Satanás destruir por combate, pragas e desastres naturais, retratando a futilidade da humanidade.
Bem, tirem suas próprias conclusões. Veja o trecho mais polêmico da animação a seguir. Caso as legendas estejam desativadas, clique no ícone da legenda, abaixo do video.
8 comentários sobre “O estranho desenho que foi banido da TV e até considerado como satânico, “As aventuras de Mark Twain””
Eu assisti ao filme e confesso que tive um misto de choque e surpresa com essa cena. É uma reflexão metafísica para crianças, não só sobre a vida mas sobre a existência.
Não estou certo se cheguei a assistir esse filme quando criança, mas ele produz uma inquietação que vai permanecer por toda a vida mesmo que a criança seja pequena demais pra entender o significado no momento.
E há muitos símbolos inseridos na obra, também. Podemos começar com a metalinguagem inserida em um filme de Claymation (animação com argila/massa de modelar, assim como em A Fuga das Galinhas) ter uma cena onde bonecos de argila são criados ganham movimento (os personagens do filme repetem o que os produtores do filme fizeram… talvez repetindo o que foi feito com eles, com nós mesmos?).
Sem dúvida, independente do choque, é significativo a mensagem de Satã. Para quem estuda Física Quântica é realmente tocante uma ilustração tão simples, clara e objetiva do que a teoria diz.
Outro símbolo marcante é a dualidade presente no “lado negro” de Mark Twain encontrando-se com seu “outro eu”, simbologia que de certa forma também é apresentada de forma provocante na cena de Satã (as máscaras e as outras máscaras, isto é, as personas e as alter personas).
Em toda essa análise e em todas as análises o que sem dúvida é essencial e passa completamente despercebido porque outros elementos são mais chocantes é o portal teletransportador. É isso mesmo: um portal. Teletransporte. Essa engenhosa tecnologia não é mais impactante do que a pura psicanálise explorada no enredo.
Achei horrível! Não é direcionado a público infantil! Criança assistir a esta obra, que não deixa de ser bem elabora, terá pesadelos para o resto da vida!
É tão somente um filme em stop motion muito bem feito para a época e muito longe de ser infantil. Tem conceitos muito interessantes, como a cena mais famosa do filme onde encontram o Satã e ele dá a visão dele sobre os seres humanos. Não concordo em banir esse filme, mas cada um tem sua opinião (uns tem mente aberta, outros não. O negócio é respeitar).
Não vi nada demais no desenho
eu hein
Rafix, cada um interpreta de um jeito, eu também não vi nada de mais. Cada cultura julga de um jeito.
Bom, até concordo com as emissoras de TV em banir o desenho, eles não estão errado e realmente o desenho contém cenas inadequadas para as crianças assistirem, é algo forte. Apesar das mudanças no rosto do desenho e destruição de pessoas de argila que foram destruídss após começarem agredir o animal seja um boi/touro, enfim. Fizeram bem. Pois o desenho causaria confusão na cabeça das crianças.
Olha oque foi mais polemicoo nessa coisa foi ele exterminando aquelas pessoas de macinha e o rosto dele
Muito interessante
Achei incrível o tipo de animação e como era apresentada na história, que parece ser muito boa apesar de ser para crianças.
Uma pena ter sido banida…