O misterioso desenho de Michelangelo e as lendas que o envolve

Compartilhe!

O renascimento foi um período em que surgiram excelentes artistas, dos quais não só se destacaram como também fizeram história, como é o caso de Michelangelo, um grande mestre que até hoje vem influenciando inúmeros artistas com seu incrível legado. Assim como outros grandes artistas desse período, ele não poderia ficar de fora com algum misteriozinho…

No Palaccio Vecchio, em Florença, Itália, há o desenho de um perfil humano, que é bastante curioso; foi esculpido em um dos blocos de pedra da fachada…

O misterioso desenho de Michelangelo

Este misterioso desenho de Michelangelo fica atrás das figuras de Hércules e Caco.

Davi - Hércules e Caco

 

As Lendas

Há 2 lendas que tentam explicar o desenho, mas até hoje não se sabe qual é a mais correta; o fato é que estas lendas ainda existem por lá.

A primeira diz que sempre que Michelangelo atravessava a Piazza della Signoria (praça central de Florença), era interrompido por um sujeito que sempre contava histórias desagradáveis. Certo dia, entediado com esta situação, usou um cinzel e um martelo que estava em mãos para esculpir o perfil do sujeito. Esta figura passou a ser tratada pelos fiorentinos como  “Importunante” (L’importuno).

A outra lenda diz que a figura retratada é na verdade um homem condenado à morte. Naquela época os criminosos que fossem condenados, deveriam ficar expostos na praça com mãos e cabeça presos em um tronco, vulneráveis às punições físicas e às humilhações da população de Florença. Dessa forma, Michelangelo estaria assistindo à uma dessas cenas com as costas voltadas ao Palazzo Vecchio, esculpindo assim o perfil do condenado de costas.

Eu particularmente, gosto muito dos artistas renascentistas, não só pelo alto nível de conhecimento, como também pelos mistérios que os envolvem. Só acho estranho o fato de Michelangelo ter esculpido descompromissadamente essa imagem na parede de um lugar tão importante; vai entender….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *