O que diferencia um desenhista profissional de um amador?

Compartilhe!

Quando se fala em “desenhista profissional”, logo grande parte das pessoas se ligam à imagem daquele desenhista que trabalha com desenho e que principalmente apresenta desenhos incrivelmente belos, requintados, entre todas as outras características de um desenho legal. Mas também, quantas vezes você já não viu um desenhista amador desenhar melhor que um desenhista que se declara profissional. Você poderia até pensar que ele já seja um profissional não é mesmo?

O “desenhista amador”, é aquela pessoa que se dedica ao desenho por puro gosto, prazer; sem o objetivo de tirar lucro ou estabelecer compromisso profissional. Mas há também aqueles que tentam atuar como um profissional; apesar de ainda se comportar como um amador, seja em relação a parte técnica ou pela inaptidão para realmente sustentar os valores de um verdadeiro profissional.

Bem, a princípio poderíamos considerar apenas a parte técnica, mas temos que considerar também outras coisas, como os próprios valores. Para compreendermos melhor tudo isso, irei apresentar a etimologia da palavra profissional, para assim aproximarmos melhor do conceito real do qual estou me referindo e assim encontrarmos as principais diferenças.

 

Etimologia

A palavra profissional vem do Latim PROFITERI, “declarar em público”, formada por PRO-, “à frente (dos outros)”, mais a palavra FATERI, “reconhecer, confessar”.

A partir disso podemos extrair de forma geral, que um profissional é aquele que se declara a público a sua responsabilidade, habilidade e compromisso; por isso está a frente dos demais, mesmo diante de uma tarefa simples. É alguém do qual o cliente ou empregador poderá contar, devido a sua habilidade e aos seus valores que o outorgam como um bom profissional. O trabalho em si, pode ser até que muitos amadores possam executá-lo, porém é preciso um profissional, que realmente esteja disposto a atender,  de modo que ele assuma compromisso e ainda sinta a responsabilidade de executar bem o serviço (se tiver é claro de acordo com a sua especialidade), procurando assim apresentar e aplicar as melhores soluções no projeto solicitado.

Trazendo isso para o contexto dos desenhistas temos que considerar que todo desenhista profissional, um dia foi amador;  e a partir deste novo posicionamento ele deverá atender seus clientes como tal. Ele não precisará desenhar extraordinariamente bem para ser um profissional, basta que sua arte seja boa o suficiente para atender as necessidades de quem o contrata e que principalmente consiga atendê-los com honestidade, responsabilidade e compromisso; de modo que no final ele saia com uma boa impressão como profissional.

Há muitos desenhistas que desenham bem e que se declaram profissionais; porém na prática atuam como amadores. As vezes nem é pela falta de habilidade técnica, mas sim pela falta de compromisso e responsabilidade. Se não há um cumprimento com prazos, clareza da sua especialidade, boa execução do serviço, paciência entre os outros valores do qual mencionei, não teremos um desenhista profissional; pois, ele não apresentará condições suficientes para se estabelecer e ganhar a vida com isso. Desta forma teremos apenas amadores insistentes, que utilizam sempre a mesma estratégia, achando que assim obterão sucesso.

Ser um desenhista profissional não demanda apenas técnica, muito menos dizer que é um em uma entrevista de emprego simplesmente apresentando um certificado de conclusão de curso; há que mostrar habilidade e comprometimento com as tarefas à qual foram lhe solicitadas, principalmente pelo exemplo do qual realmente resolveu assumir.

 

7 comentários sobre “O que diferencia um desenhista profissional de um amador?

  1. Prezado Desenhistas !
    Sou professor de engenharia e tenho tentado de tudo para manter meus alunos aprendendo nesse período de pandemia. Para isso criamos o canal no youtube UmaPitadaDeEngenharia, mas tem sido dificil conseguir engajamento.
    Eu queria muito fazer uma animação bem simples daquelas estilo Draw My Life de uma historia minha na Universidade, para ver se conseguimos atrair a moçada.
    No entanto o canal é um projeto de divulgação cientifica da Universidade Federal de Santa Catarina e não tem nenhum objetivo nem recurso economico. Isso está documentado se alguém quiser verificar.
    Assim estou vendo se alguém poderia topar essa parceria e animar bem estilo Draw My Life essa história a troco apenas de divulgação no nosso minusculo canal e em nossa Universidade!

    Estou pedindo porque sempre me pedem palestras, e eu sempre atendo de bom grado, assim, de repente tem algum desenhista ai entediado que pode fazer essa animação para ajudar a nossa Universidade! Em especial nosso curso de Engenharia.

    Se tiver alguem interessado, pode me escrever !

  2. Po desenha e arte seja amador seja profi eu amo desenhar so amador mas um dia quero ser proficinal ma nao tenho estudo mas isso me faz u amador da arte ……….

  3. não me importo de ser uma pé-rapada amadora, desde que um dia me chegue a fama!a fama vale mais do que dinheiro !nem que seja pra ser a “famosa-anônima”!eu morro, mas minhas obras persistem!
    (OBS: 15 minutos de fama não se incluem neste meu comentario, pq se não , tudo se resolve pagando um mico-mestre pra td mundo ver em rede mundial)

  4. Olá, Mateus

    Tudo bem?

    Realmente, desenhista profissional é quem tem o desenho como profissão, que tira o seu sustento de seus desenhos.

    Desenho desde minha infância e hoje sou um profissional pois vivo disso.
    O ponto que você mencionou sobre a mudança de postura realmente é fundamental, e foi o que me ajudou.

    Desde muito cedo tenho trabalhado como funcionário e empresas e isso me ajudou a ter esse senso. Quando resolvi me dedicar ao desenho como profissão, percebi que o compromisso com o cliente, com relação à prazo ficava acima até mesmo da qualidade. Ou seja, o cliente prefere receber o trabalho no dia e hora marcada, mesmo que não seja o nosso melhor trabalho, do que receber uma obra de arte depois do prazo.

    Claro que não vamos negligenciar a qualidade, mas devemos aliar a qualidade com o compromisso. Assim é que é ser profisional.

    Abraço

    1. Olá Carlos, tudo jóia!

      Sim Carlos, isso que que mencionou também fundamental. As pessoas que desejam ser desenhistas às vezes esquecem de aplicar a experiência que tiveram com seus trabalhos anteriores em empresas, que vale desde o mais humilde até o mais alto cargo. Quem trabalha em uma empresa está cercado de elementos, mas, que por esquecimento, acaba não sendo associados com a profissão desenhista, caindo assim na não aplicação destes valores. É aí que se perde muita chance de transpor experiências.

      Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *