O segundo melhor desenhista? – Tira #5

Compartilhe!

Já disseram que você é o segundo melhor desenhista da cidade? Mesmo que você seja um desenhista, talvez não tenha ouvido esse.

Quando alguém elogia sua arte, é provável que fique inflado, animado, ainda que você seja daqueles casos que geralmente não aceita o elogio por sua modéstia. E é legal quando elogiam com sinceridade, sem cair naqueles excessos que sabemos ser uma forma de bajulação. Mas, alguns brincam, e até por maldade, ingenuidade, ou por se julgarem superiores, acabam cometendo alguns vícios que são reincidentes entre as pessoas que abordam os desenhistas, e, como isso semeia os frutos das famosas crenças limitantes; uma série de paradigmas continua, importunando os desenhistas. Mas é verdade que todo ofício possui os seus “ossos do ofício”, entretanto o desenho possui comentários e situações que tendem a desmotivar o desenhista de uma forma pesada, e, se ele não estiver preparado, facilmente estará abandonando o ofício. Aliás, as provas do ofício já são um filtro, pois, ainda que desenhar seja para todos, trabalhar com isso no Brasil é apenas para alguns, dado que são várias provas, que nem todos desenhistas aguentam; seja relacionado a questão financeira, a desvalorização da mão de obra, assim como a pressão psicológica que alguns não aguentam. Mas temos que considerar outro ponto…

Receber críticas negativas pode ser difícil, claro, ninguém gosta, mas é importante lembrar que elas podem ser uma oportunidade de aprender e crescer, inclusive lidar com pessoas difíceis; ou você acha que elas vão acabar? Claro, sentimos mal com certos posicionamentos, mas tentar encarar a crítica construtiva como uma chance de melhorar nossas habilidades de desenho, quando é o caso, acaba sendo uma chance que temos de aprender a se posicionar com as pessoas e manejar a nossa própria personalidade, que está em constante aperfeiçoamento, e que muitas vezes, por sua imperfeição, quer criar desculpas e mecanismos para se livrar da verdade que nos é apresentada por alguém. E é sabido que respostas duras de um caráter instável, pode arruinar oportunidades, relações, desgastar laços e muitas vezes gerar desistências por tomarmos atitudes reativas, sem consciência. Quando é uma realidade, agradeça aquele que foi sincero pelo comentário e até peça sugestões específicas sobre o que você poderia fazer para melhorar, e isso é até sinal de que você está maduro para lidar com suas reais dificuldades, e que não quer viver uma ilusão. E lembre-se, mesmo que sua habilidade não seja boa, pratique e trabalhe duro para aprimora-la, pois é um progresso que pode levar tempo. É melhor ser paciente e continuar se esforçando, do que realmente perder tempo lamentando e fornecendo o combustível para as pessoas que divertem com seu fracasso ou com seu abalo.

As pessoas sem noção pagam e pagarão um preço por tecerem comentários infantis; mas, a evolução é individual, e, tentar ser diferente delas, é que realmente vai fazer você se destacar, e ter a chance de gastar seu tempo com o que realmente te fortalece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *