Todos os dias são exibidos desenhos animados na televisão, feitos para crianças, mas esse tipo de filme pode ser feito para todas as idades. São usadas as mais diversas técnicas como massinhas de modelar ou bonecos (stop motion), desenhos tradicionais (2D), ou através da computação gráfica (3D), entre outras. Para se aventurar nesta área é preciso ter muita paciência, pois trata-se de um processo bastante demorado, mas pode ser divertido também. Os desenhista que tem intimidade com as técnicas de animação tem lugar garantido no mercado nacional e internacional, mas existem etapas da animação que não é necessário que se saiba desenhar, como nas filmagens, fotografia ou no processo de fazer os bonecos/personagens.
Toda animação começa com uma ideia na cabeça e uma boa dose de paciência, quem vê de fora, pensa que se trata de uma brincadeira com desenhos, modelagens, maquetes, bonecos ou artimanhas no computador. Quem está dentro, desenvolve uma relação afetiva com o processo de dar vida a objetos ou traços, e enfrenta uma série de desafios que envolvem muita criatividade e persistência.
O diretor do premiado “Pescador de sonhos”, Igor Pitta Simões, explica:
“Entre todas as técnicas de animação, a média é de três segundos por dia de trabalho na produção, mas há planos que podem levar meio segundos ou 15. Um personagem em Stop Motion pode demorar dois meses para ser feito e se for em 3D também, calcula.”
O artista plástico Diego de los Campos, que dá aulas de animação em desenho tradicional e stop motion reforça:
“É preciso criar um grande número de quadros, os chamados “frames” com movimentos mínimos, por isso dá tanto trabalho. Se vai fazer um seis segundos, precisa de 120 imagens, no mínimo.”
Cada animador tem seu método, mas em linhas gerais, os passos para animação são os seguintes:
Pré-produção
1.Ter uma boa ideia.
2.Story line ( titulo, que chame a atenção), sinopse (resumo da história) e argumento (descrição mais detalhada, com diálogos, se houver)
3.Roteiro, com a divisão das cenas e a descrição das ações e diálogos.
4.Estudo dos personagens, com cenários e cores (a concepção estética da animação).
5.Storyboard, é o roteiro desenhado como uma história em quadrinhos, para ter uma visão geral do processo.
6.Estudo de movimentos, para saber como explorar o potencial de cada personagem e sua relação com o espaço/forma, tempo/rítmo.
Produção
7.Fazer um “Animatic”, ou seja, dar tempo para cada quadrinho do Storybord para se ter uma ideia do tempo total do filme.
8.Fazer os personagens, As técnicas mais usadas são o Stop motion, desenho tradicional ou 3D. Se tiver diálogo, procurar atores para interpretar as vozes.
9.Desenvolver as ações e os cenários que são desenhados separadamente dos personagens para depois ser feita a composição de ambos. Geralmente são usados 24 quadros (frames) por segundo.
10.Gravar e editar as vozes dos personagens, se houver. Digitalização dos desenhos para serem tratados no computador.
11.Animação. Com a decupagem das vozes (o tempo de cada uma), são divididos cada segundo das vogais e silabas para o animador encaixar as falas e animar ao mesmo tempo as falar. Esta é a fase mais longa do processo. Cada técnica tem processos diferentes: 3D tem a textura, Stop motion tem a iluminação e no desenho tradicional tem a digitalização dos desenhos.
12.Encaixar a maquete da trilha sonora e os efeitos sonoros.
Pós-produção
13.Composição, fazer correções nos planos e efeitos especiais.
14.Correção de cor, para deixar uniforme.
15.Pré-edição para conferir se está tudo encaixado, com a montagem dos planos.
16.Desenho de som, com a trilha sonora definitiva e os efeitos sonoros. Nova captação de áudio e dublagem.
17.Finalização com efeitos gráficos e filtros.
18.Mixagem
19.Edição final (Passagem para película, se for feito em formato digital).
20.Mandar para os festivais, fazer divulgação (que pode custar tanto quanto a produção)
Fonte: Diário Catarinense, colaboraram: Igor Pitta Simões, Rodrigo Amboni.
Um comentário sobre “Os 20 passos de uma animação”
Tão fácil que até to quase desistindo.