Ainda que você não saiba o que é a Pareidolia, com certeza já deve ter se deparado com ela desde a infância. Ela nada mais é que um efeito psicológico que ocorre quando interpretamos imagens ou sons aleatórios como algo distinto ou significativo. Quem é que já não identificou rostos ou figuras em objetos; ou até formas completas de corpos expressando alguma emoção ou movimento sobre superfícies e matérias por mera associação?! Isso é comum entre nós.
Em alguns casos a aparição de um símbolo ou ícone pertencente a uma religião pode significar para os “religiosos” como um milagre ou presença divina, como são os casos que você já deve até ter assistido pela TV ou mesmo presenciado. Isso é tão relativo que pode aparecer em lugares bem inusitados.
É claro que dependendo da idade ou até mesmo da pessoa, essas interpretações podem variar consideravelmente.
No caso de uma obra artística, como por exemplo uma pintura, pode até não conter nada proposital; mais ainda sim provocar este efeito. Em outros casos certas imagens podem ser inseridas propositalmente pelo artista, para fazer com que as pessoas captem algo, podendo variar de interpretação de pessoa para pessoa.
Os desenhistas tendem a vivenciar este fenômeno com mais frequência, o que é extremamente importante para desenvolver e estimular a sua criatividade. De qualquer modo é importantíssimo tomar consciência deste fenômeno, afinal ele poderá lhe trazer benefícios ou até mesmo malefícios; afinal uma falta de atenção pode abrir portas para uma interpretação pejorativa de imagens.
Pois bem; vamos encerrar esta postagem com algumas imagens que demostram os simples efeitos da Pareidolia, porém algo bem ingênuo, que não comprometa nada ou tenha interpretações desconfortantes ou pejorativas.
3 comentários sobre “Os desenhistas e a Pareidolia”
Awwwwwnt cada imagem fofa *–*…..E…umas nem tanto XD
Boa tarde!
Poxa muito bom o seu site.Desenho há mais ou menos dez anos,ou pelo menos tento…rsrsr e no entanto,por conta das circusntâncias e das próprias escolhas,optei por uma outra áera.Mas mesmo não tendo tanto contato como antes,resolvi retornar a minha grande e primeira paixão:desenho…Espero que você me ajude a melhorar nos meus traços e que continue com esse trabalho tão fantástico que você desenvolve…
Abraços,
Taiana
Obrigado Tatiana!
Fico contente em saber que você está retornando com os desenhos, afinal o desenho só tende a agregar a nossa vida. Dez anos desenhando é bastante tempo. ^^
Fique a vontade para comentar, interagir e participar dos concursos de desenho.
Grande abraço!