“Ossos do ofício” desenhista: o que fazer?

Compartilhe!

Ossos do ofício desenhista - Kiko

A seguir você verá uma série de dúvidas e perguntas que assombram alguns desenhistas, muitas que recebo inclusive pelo site, email ou mesmo através das redes sociais e que fazem parte dos “Ossos do ofício”. Muitos desenhistas se identificarão com grande parte delas. Meu objetivo é respondê-las com base a minha experiência e assim ajudar você que também enfrenta os mesmos problemas. Confira a seguir!

 

Fico incomodado quando me dizem que o ofício desenhista não dá futuro

Se o desenho for mesmo a sua vocação, recomendo que ignore, não adianta perder tempo se corroendo com estas críticas maldosas; afinal, você só começará a ser respeitado quando conseguir provar o contrário através do seu sucesso. Serão muitas as pessoas que farão este comentário, inclusive parentes.

 

Sou um ótimo desenhista, mas não obtenho sucesso profissional. E agora?

É uma questão de tempo, mas digo mais, se você está em busca do sucesso há bastante tempo e não o alcança, com certeza está faltando algo; afinal, não basta ser só desenhista, você precisa saber “vender o seu peixe” e empreender seus projetos, sua carreira! Para isso temos a disposição os cursos de empreendedorismo, o Sebrae inclusive oferece cursos gratuitos! Um exemplo bacana sobre essa formação, são os mangakás japoneses, que fazem curso de empreendedorismo. A falta dessa formação pode levar desenhistas talentosíssimos a trabalhar em áreas que nem gostariam.

 

Tentei desenhar e cheguei a conclusão de que não levo jeito

Não se consegue aprender a desenhar bem da noite para o dia. É um aprendizado paulatino que pode demandar até uma vida, dependendo do nível que o desenhista pretende chegar. Muitos lançam comentários imediatistas, dizendo que desenhar é dom, mas nem imaginam como muitos “ralaram” para chegar onde chegaram. Quem é um bom desenhista sabe que não é fácil.

Muitas pessoas acreditam em extremos, ou se sabe desenhar ou não se sabe, mas a verdade é que todo mundo sabe desenhar até certo nível (exceto se ela tiver alguma limitação física ou mental). Independente de curso ou treino, uns sabem mais e outros menos. Até se compararmos dois profissionais do desenho, veremos diferenças de habilidade.

 

As pessoas vivem me pedindo desenhos de graça

Infelizmente há muitas pessoas que pedem isso, resultado de uma mentalidade errônea que se instalou na sociedade. Ainda há preconceito com os desenhistas e que resultam nessa desvalorização, mas grande parte dessa culpa é de muitos desenhistas que vivem fazendo desenhos de graça. Sobre o assunto eu escrevi até um post. Clique aqui e saiba mais.

 

Não consigo desenhar de memória, só copiando figuras

Para isso, é necessário muita observação e bons métodos de desenho. Observe bastante modelos reais e figuras diversas, tomando nota do que observou e captou, seja em desenhos ou textos. Também estude anatomia das figuras, perspectiva, luz e sombra, técnicas de desenho diversas, estilos, etc. É um processo que leva tempo, demandando inclusive aquela grande qualidade que os grandes desenhistas tem, ser “detalhista”. Quem só copia, obviamente ficará um especialista em cópias e assim seu “arquivo mental” de referências ficará sempre estagnado.

 

Por hoje é só pessoal, não deu tempo de responder mais algumas, mas são estas que consegui responder hoje. Até mais!

5 comentários sobre ““Ossos do ofício” desenhista: o que fazer?

  1. Uma vez uma mulher queria que eu fizesse uma caricatura dos filhos dela e quando disse que iria cobrar pra fazer o desenho eu nunca mais a vi kkkkkk
    Tenho 14 anos nas costas e já sei que ser desenhista é osso.

  2. Excelente post, Mateus.

    Inclusive, passei por uma situação no mínimo embaraçosa, quando minha esposa
    me criticou por eu viver praticando desenho, mas em anos de prática ainda
    não ter me tornado profissional rsrsrs.
    Depois dessa olhei pra ela e fiquei até sem resposta rsrsrs.
    É rir pra não chorar rsrsrs.
    Bom, mas ainda hei de me tornar profissional e continuar praticando,
    pois a prática leva a perfeição né, e com isso mostrarei a minha esposa
    e as outra pessoas ao meu redor que também já me criticaram, que para se tornar
    um desenhista ou ilustrador profissional leva anos de estudo e prática.

    1. Obrigado!
      É Thiago, somos surpreendidos até com nossos parentes. O lance é esse mesmo, lutar e continuar treinando para um dia se tornar um desenhista profissional; além do mais, qual é a profissão que não demanda prática e persistência, não é mesmo? Faz parte da vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *