A contagem regressiva para o Natal no Reino Unido já começou, mas este ano vem com um toque especial pelos 80 anos de existência do Papai Noel que faz parte das propagandas da Coca-Cola. Na versão da coca cola ele é rechonchudo, com vestes vermelha e branca. Características que inicialmente não eram como atualmente conhecemos.
De acordo com a lenda, o Papai Noel é uma figura que leva presentes na noite de 24 de dezembro, véspera de Natal, às casas das crianças que se comportaram bem durante o ano. Uma das suas possíveis origens baseia-se em contos sobre São Nicolau Taumaturgo, santo muito popular na Rússia, e que costumava presentear as crianças pobres da sua região.
São Nicolau era retratado originalmente com vestes de cores sóbrias, como tradicionalmente trajavam-se os bispos. Já a imagem do Papai Noel difundida atualmente o define como um senhor rechonchudo, com calças e casaco vermelhos de gola e punhos brancos. Complementando o visual, cinto e botas de couro preto. O bom senhor também ostenta sempre um sorriso jovial, um rosto corado e uma comprida barba alva.
Mas nem sempre foi assim. Antigamente, não havia uma imagem do Papai Noel que fosse universalmente aceita. Havia tantas descrições físicas para o personagem natalino quanto possíveis origens para sua lenda. Era ilustrado de diferentes formas, desde um homem magro, mais reservado e menos simpático que a figura sorridente a qual estamos acostumados atualmente, até um senhor com vestes episcopais de inverno, de cor marrom ou verde, combinando com outros tons igualmente sóbrios.
O Papai Noel com roupas vermelhas foi feito em 1863 pelo cartunista alemão Thomas Nast para a revista norte-americana Harper’s Weekly.
O Papai Noel de Thomas Nast era um símbolo muito conveniente para a empresa, já que as cores vermelho e branco utilizadas pelo cartunista eram as mesmas da marca de refrigerantes norte-americana.
De 1931 a 1964, as mãos de Haddom foram responsáveis por reinventar e reforçar anualmente a imagem do Papai Noel de vestes vermelhas para os anúncios publicitários da Coca-Cola. As campanhas alcançaram um êxito tão grande que, muito mais que difundirem o personagem, padronizaram-no universalmente e perpetuaram esse importante símbolo natalino.
A partir daí as gerações seguintes se acostumaram a ver o bom velhinho todos os anos, seja em impressos ou simplesmente em comerciais na TV, sempre acompanhado da sua inseparável garrafa de Coca-Cola.
Veja a seguir alguns comerciais da coca cola.
[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=HVfYxMYkWLo’]
[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=lX4Ibq1WDT8′]