Parabéns artistas! 24 de Agosto é o dia do artista!

Compartilhe!

 Parabéns Artistas!

Além de parabenizar a todos os amantes da arte, gostaria de falar um pouco mais sobre ela; já que este é um momento oportuno para isto.

Para quem não sabe a palavra arte vem do latim “ars”, que por sua vez corresponde ao termo grego “tékne”. Ambas as definições traduzem como: as técnicas, os meios para se criar, fabricar ou produzir algo.

O conceito de arte pode variar tanto na forma de ser produzida como na de ser recebida; já que ela é o resultado da cultura de cada povo; sejam eles os valores, os anseios e ou da subjetividade humana.

Na antiguidade, Platão dizia que a arte é a “sombra da sombra“; para nós, entender ao menos o que ele queria dizer teríamos que compreender um pouco sobre o seu conceito do mundo arquetípico, ou seja; o mundo das idéias. Platão falava da existência de um mundo inteligível, onde estão reunidos as idéias perfeitas de tudo o que existe; as leis, as formas, os modelos. Portanto, para Platão, os seres da natureza são inferiores aos seus modelos arquetípicos; e por sua vez, os seres da arte, ao imitarem a natureza (sombra do arquétipo) , criam algo inferior à natureza (sombra da natureza).

Na minha forma de ver a arte, que é embasada na filosofia clássica; a vejo como um caminho que nos aproxima do bom, do belo e do justo, que são as próprias leis divinas. Um caminho paulatino, de erros e acertos que nos qualificam como seres humanos, refletindo assim a nossa grandeza e evolução em nossa própria obra.

Percebo que através da arte, nos lapidamo-nos internamente, desenvolvendo virtudes como a disciplina, constância, amor, paciência, entre um arsenal de virtudes. Como ainda não vemos a verdade “crua e nua”, podemos nos inspirar na natureza, o nosso modelo de inspiração que ainda não é perfeito, mas o mais próximo do perfeito, que são os modelos arquetípicos.

A arte é tão grandiosa, que se bem aplicada, conduz o ser humano a um alto nível de qualificação humana. Assim podemos citar modelos de artistas grandiosos, que não só deixaram belas obras, como um modelo de vida admirável, caracterizando-se por valores e conhecimentos que estavam para além de sua época, um legado memorável. Dentre eles podemos citar artistas como Leonardo da Vinci, Myamoto Musachi, Fídias, entre muitos outros.

Como podemos ver, temos não só um caminho, como bons modelos de inspiração; pessoas que chegaram longe por colocarem em prática a sua natureza artística.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *