Mais um desafio encomendado por um cliente! Criar um livro, que na verdade se revela um pedido de casamento especial, onde tive de usar não só minhas habilidades de desenhista, mas também de encadernação e arte. É o que vou falar aqui!
As pessoas muitas vezes optam por fazer um pedido de casamento especial, por diferentes razões, mas este foi com o intuito de surpreender usando elementos vivenciados pelo casal, e assim tornar o acontecimento memorável para ambos. Isso deixou o pedido mais especial porque tudo o que é mostrado sobre os dois é pura originalidade, e um pedido de casamento desses é especial porque também reflete a personalidade e os interesses compartilhados.
A ideia do noivo foi apresentar um livro para sua amada com o intuito de se passar por um livro comum, parecido com um “book fake”. Porém ele precisava que eu criasse para ele um livro contendo uma síntese dos acontecimentos do casal, organizada por capítulos, que foram escritos e organizados por ele; e para cada um desses capítulos ele solicitou uma ilustração que os retratasse. Os momentos mais especiais e marcantes. E no final, que na verdade está bem antes da metade do livro, era apresentar a aliança, escondida em um compartimento interno, e assim fazer o grande pedido. Eu achei a ideia pra lá de criativa!
O desafio foi aceito, e assim o desenvolvimento foi uma mistura de criação de ilustrações digitais baseadas em ideias relatadas, com ideias repaginadas, mas extraídas de fotos; assim os desenhos saíram em preto e branco, com detalhes em vermelho vinho. O objetivo inicial era fazer um livro capa dura, ilustrar o texto e diagramar. Mas para nós artistas as novidades vão aparecendo no fazer, e se tornam uma corrida para lidar com os imprevistos e um esforço para realizar tudo dentro do tempo. Assim detalhes que parecem simples podem se tornar difíceis, e vice-versa. Mas deixei tudo dentro do combinado.
Quem vê a capa nem imagina a corrida que é para detalhar tudo, seja o que fica dentro, ou o que fica de fora, como o revestimento da capa que demanda uma dobra correta e medidas devidamente aplicadas. A costura copta feita para unir as folhas do livro parece um luxo, mas são necessárias para aguentar a pressão e o uso de tantas folhas. As dobras, os cortes das folhas demandam um cuidado minucioso para não deixar tudo ir por água a baixo.
Fazer o espaço da aliança com a fita de cetim demanda uma série de cortes precisos nas folhas, que é uma parte insana, pois é preciso fazer isso sem amassar as folhas e ainda manter as folhas limpas. O importante é que paciência eu tenho de sobra para essas coisas, e no final, o acabamento ficou do modo que esperava.
As ilustrações ficaram de um lado e o texto de outro, com um aspecto “line art” misturado com meio tom nas sombras. É uma técnica sintética, mas que instiga nossa imaginação.
No final deu tudo certo e eu entreguei o trabalho para ele. O mais importante de tudo é que ela disse “sim”! E a história, ou melhor, a jornada, continua…