Já faz algum tempo que ando matutando esta questão, o que me fez relembrar dos momentos que desenhei perto de outras pessoas e inclusive das experiências relatadas por colegas que comentaram sobre esta mesma situação. É aquele momento que na prática, a pessoa pode até não dizer nada, não fazer nada; mas, ainda assim a sua presença próxima de nós é o suficiente para nos afetar indiretamente ao desenhar.
Daí eu comecei a raciocinar mais e pensei…
Mas, por que isso me influencia? O que está acontecendo?
Logo comecei a observar que tudo parecia surgir a partir do medo, baseando nas seguintes observações:
- Notei que eu tinha medo de que os outros vissem as minhas ideias e as interpretassem errado; pois, sei que para muitos deles algumas ilustrações podem significar: infantilidade, vulgaridade (principalmente quando faço esboços para estudar anatomia humana), despertar preconceito, entre outras coisas.
- Medo de alguns virem um desenho que não ficou na qualidade que eu gostaria ou mesmo no nível que costumo fazer.
- Receio de que alguém esbarre no meu braço e me faça errar, principalmente em detalhes minuciosos que requerem muita atenção. Tendo alguém por perto enquanto desenho, sinto-me suscetível a esbarrões.
- Em alguns casos percebo má intenção total, momento que só de olhar para o fulano, já identifico que ele quer importunar com palavras e olhares de desdém, seja por inveja ou mesmo pela má educação.
- Por não querer prejudicar meu desempenho e ideia, sinto-me incomodado com pessoas impulsivas que lançam opiniões totalmente sem noção, principalmente quando não solicito opiniões.
Percebo ainda que consequentemente tudo isso suga a consciência necessária para desenhar; e como o desenho requer concentração, logo o resultado ficará comprometido. Nesses momentos já não consigo acessar de memória as informações e ideias que preciso, não consigo imaginar os efeitos e poses que tinha idealizado antes, minha atenção fica dividida (porque fico lembrando da pessoa que está olhando), e por fim, não sei discernir o andamento do desenho e o que preciso fazer. Se ficar nervoso, vou ficar ansioso e começar a tremer; daí já viu, o traço vira uma porcaria
Ainda que eu relate isso, não quero dizer que eu seja um grande medroso, apenas relato diferentes medos e receios que observei influenciar a minha psique, e que comprometem a qualidade dos meus desenhos. Acho inclusive, que essa de dizer que não se tem medo de nada é falta de autoconhecimento; afinal o medo na medida certa nos impede de fazer muita burrada. Acredito que ele é apenas um instinto que precisamos domar e assim nos impedir de fazer certas burradas.
Depois de observar muito, comecei a mudar algumas coisas que realmente achei necessário, uma delas foi procurar relaxar, o que com certeza reduziu muito dos incômodos que eu tinha. Acho até que isso é um aperfeiçoamento para a vida toda; pois a gente ainda tem muita dificuldade com mudanças.
E você, já parou para observar como esse incômodo afeta você? Como surge? Quais pessoas lhe importunam? Dê uma observada, além de interessante, vai perceber como pode melhorar a situação.
Por hoje é só pessoal, até mais!
5 comentários sobre “Por que será que desenhar com alguém olhando é tão complicado?”
Eu sofro do mesmo problema.
Por sofrer com a depressão e ansiedade, eu sinto muito medo de desenhar em público, só que, é como se esse medo fosse do tamanho de uma fobia. Chego a passar mal quando faço qualquer coisa que chame a atenção das pessoas ao meu redor – fico vermelha e sinto tontura, falta de ar, enjôo, e muitos outros. Mesmo se as pessoas não tem a intenção de falar mal das minhas obras. Quando estou sozinha, é muito mais confortável, mas com a falta de assistência e, novamente, a depressão e auto-crítica severas me fazem desistir sempre quando sento para desenhar algo ou apenas rabiscar.
O que faço nesse caso?
Olá jbond007!
Então, mesmo quem não tem problemas como depressão tendem a sentir isso, ou seja, tem algo em comum em todos; mas que não deixa de ser necessário combater, afinal, essa pressão psicológica é falta de nós desenvolvermos autocontrole e autoestima.
O primeiro passo é justamente aceitar que todos nós tendemos a ficar assim; afinal, nossos instintos repetem de memória uma série de hábitos, é quase que automático. Antes de começar a atividade relaxe e mentalize que irá fazer uma boa atividade, concentre também na respiração e comece sempre a atividade do desenho sem a intenção de impactar as pessoas próximas. Fugir dessas situações só irá alimentar os traumas. Por isso você precisa encarar ela sempre com o espírito de luta interna, de combate às próprias limitações.
Bons exercícios e boa sorte!
Não sei se isso é realmente real ou imaginário, ou se acabo me deixando me levar sobre tal …
eu sou apaixonada por desenhos e por desenhar tanto com lápis ou pincel, mais comecei a perceber que eu simplesmente não consigo mais ter ideias criativas quando estou gostando de alguém, eu não consigo me focar nas coisas que mais amo fazer que é desenhar, ler e me dedicar a arte. some, foge da minha cabeça e da minha própria criatividade…
oque exatamente é isso? simplesmente pisicologico ou é possível ter algum estudo sobre tal fato ?
Olá Bia, ou (Duvida)…rsrs
Desenhar é uma habilidade que está estremamente relacionada com nossa psíque, e por isso qualquer coisa que interfira nela, vai atrapalhar nosso rendimento. Como nossa consciência se move conforme nossos interesses, logo, apaixonar-se lhe deixará polarizada no indivíduo; ou seja, a consciência que antes estava bem dedicada para desenhar, passou a se inclinar a outro interesse e a prejudicar o rendimento de sua criatividade. Isso na prática interfere na sua atenção, memória, imaginação e discernimento, lhe deixando diante de um problema comum entre os artistas, o bloqueio criativo.
não consigo desenhar em publico,minha mão treme para caramba kk e tipo a ideia que estava na minha cabeça some e eu realmente não consigo me concentrar e nem ter novas ideias.realmente as pessoas não vêem as coisas como agente e acabam interpretando mal nossos desenhos.!