Você já reparou que alguns personagens da Disney não tem mães? Pois é, se reparou ou não, o fato é que procede. Se você relembrar ou pesquisar sobre algumas produções da Disney, perceberá que isso realmente acontecia; como é o caso de:
- Aladdin
- As Peripécias de um Ratinho Detetive
- A Bela e a Fera
- A Nova Onda do Imperador
- A Pequena Sereia
- Bambi
- Branca de Neve
- Cinderela
- Mogli – O Menino Lobo
- O Cão E a Raposa
- O Corcunda de Notre Dame
- Peter Pan
- Pocahontas
Motivos…
Certa vez, em uma entrevista que o produtor Don Hahn concedeu a revista GLAMOUR, ele comentou sobre o fato. Don foi o produtor de grandes obras, incluindo “O Rei leão” e “A Bela e a Fera”. Leia o que ele disse na entrevista:
“No início dos anos 1940, ele comprou uma casa para ele e uma para sua mãe e seu pai. Ele mandou umas pessoas consertarem o fogão, mas quando seus pais se mudaram, houve um vazamento de gás e sua mãe morreu. A empregada veio na manhã seguinte e puxou sua mãe e seu pai para o gramado da frente. Seu pai estava doente e foi para o hospital, mas sua mãe morreu. Ele nunca iria falar sobre isso, ninguém faz. Ele nunca falou sobre esse tempo porque ele, pessoalmente, se sentia responsável, porque ele tinha se tornado tão bem sucedido que ele disse: “Deixe-me te comprar uma casa.”
“Há uma teoria, e eu não sou um psicólogo, mas ele estava realmente assombrado por isso. Essa idéia de que ele realmente contribuiu para a morte de sua mãe foi realmente trágica. Se você procurar, você poderá ler sobre ele. Não é um segredo dentro de sua família, mas é apenas uma tragédia que é tão difícil até mesmo de falar. Ela ajuda a entender o homem um pouco mais. ”
Existe ainda um outro motivo revelado por Hahn…
“Uma das razões práticas é porque os filmes dos anos 1980 e 1990 eram sobre crescimento. Eles eram sobre o dia da sua vida no qual você precisa aceitar a responsabilidade. É muito rápido você fazer personagens crescerem quando eles não têm seus pais. A mãe de Bambi foi morta, então ele teve que crescer. Bela só tinha o pai, mas ele se perde, então ela precisa se posicionar.”
Como podemos ver, a ausência da figura materna nas produções se originaram por uma grande dose de trauma e tristeza; isso com certeza abalaria qualquer humano dotado de sentimento, principalmente se ele se sentisse culpado pela morte de sua própria mãe. Para ser sincero, esse outro motivo aí não me convenceu muito não; mas, foi o produtor que disse, não é?!…rsrsrs…