ISBN: 9788565985581
Autor: Peter Jenny
Editora: GG
Páginas: 216
Ano de Edição: 2014
Muita gente que desenhava na infância, acabou perdendo o bom hábito de desenhar devido a autocrítica, que geralmente surge com a maturidade, fazendo-a inclusive acreditar que desenhar não seja realmente o seu talento, um julgamento que inclusive faz estas pessoas abandonarem o lápis de vez. É aí que entra a proposta da obra “Como desenhar de forma errada”.
O livro foge bastante da linha dos tradicionais materiais que ensinam a desenhar, que tentam conduzir o leitor a um arquétipo ou estilo estabelecido; afinal, ele visa estimular o leitor a desenhar independentemente de estar certo ou não; mas, também reserva um pequeno espaço para aquelas pessoas que almejam os desenhos mais refinados. Com suas inúmeras ilustrações (muitas mesmo), fotos e dicas, ele vem sugerir e auxiliar o leitor a se expressar através dos desenhos, conforme assuntos e temas específicos organizados por capítulos, uma variedade que inclusive ajuda a estimular nossa criatividade. Além disso, apresenta diversos conselhos e dicas, sejam elas de caráter técnico ou mesmo relacionadas a experiência e vivência do autor, detalhes que dão mais vida a obra por revelar algo que geralmente os autores não expõem nos livros de desenho.
Considerando o fato de muitos pararem de desenhar, por acharem impróprios para desenhar, até achei bacana a proposta da obra, principalmente se ponderarmos a importância que o desenho exerce em nossas vidas, seja por hobbie, profissão, comunicação ou mesmo para fins didáticos. O desenho é e sempre foi indispensável em qualquer área do conhecimento, independentemente de ser estético ou não, pois, tem um valor incrível para a transmissão de ideias e explicações. Não é a toa que existe a expressão: “Entendeu, ou quer que desenhe?”.
Para quem é um desenhista perfeccionista, esse livro não vai agradar muito, até porque há muito rabisco e desenhos não tão refinados; mas, para os perfeccionistas que não se afirmaram como desenhistas ou mesmo os desenhistas iniciantes e adeptos do traço livre, ele servirá como uma luva, até para lhes ajudarem a quebrar os próprios paradigmas que os impedem de desenhar e assim ajudá-los a desfrutar das dádivas do desenho.
Com relação ao aspecto físico do livro, eu achei bom; afinal, a capa é feita de um papel texturizado e o miolo feito em papel sulfite 120grs; mas, o tamanho 10,6×14,8 cm é desajeitado para os desenhistas por ser pequeno. Quem desenha sabe que livros reduzidos geram incômodo para conferir os detalhes das ilustrações, se forçar ao abrí-lo, ele se parte; mas, isso é só um detalhe.
8 comentários sobre “Resenha: Como Desenhar de Forma Errada”
Eu tenho esse livro. Aprendi muito com ele e sua review tá top! Fiquei fã, vou acompanhar de perto seu Blog.
Obrigado Debora! Fico feliz que tenha gostado da resenha.
Volte sempre!
Excelente Iniciativa, nada melhor que um bom review de um livro antes de adquiri-lo!!
Obrigado Claudemir!
Também achei muito boa iniciativa!
Acho muito bacana vcs prestarem este tipo de serviço pra nós.
Obrigada
Obrigado Creusa!
Coincidência ou não, enquanto eu via seu comentário, escrevia uma resenha de um outro livro. Vou publicar ainda hoje no site.
Olá, muito boa essa review!
Se puder faça mais reviews com dicas de livros assim, de desenho, arte, design e pintura!
Obrigada e abraço!
Obrigado Anya! 😀
Sim, a partir de agora estaremos fazendo resenhas e reviews de materiais.
Daqui um tempo vou manter uma periodicidade dessas análises também em nosso canal no Youtube, só estou ajustando alguns detalhes.
Abraço e sucesso!