Resenha de Livro: Como Desenhar Mangá Shoujo

Compartilhe!


ISBN: 9788577485024
Autor: Arthur Garcia
Editora: Ediouro
Páginas: 48
Ano de Edição: 2014

O livro faz parte da coleção “Aprenda a desenhar passo a passo”, da Coquetel, e para quem não sabe, Mangá, se refere a histórias em quadrinhos desenhadas no Japão. O Shoujo se refere a um gênero específico dessas publicações, voltado para o público feminino adolescente, e possuem geralmente histórias românticas ou com uma dose de comédia. Tanto a história quanto o traço, possuem características específicas e é sobre o traço desse gênero que essa obra vem auxiliar a desenhar.

Logo de início a obra apresenta uma boa descrição do que é Shoujo, e os diferentes estereótipos de personagens que aparecem. Em seguida, há uma breve apresentação dos materiais necessários para desenhar Mangá Shoujo. Nesse material, o autor trata especificamente da figura humana, assim ele utilizou como excelente recurso didático, fragmentar o estudo por partes, assim temos divisões por corpo, ângulos de visão, perspectiva, vestuário, movimento, variação etária, tipos de cabelo, entre outros. Para cada parte, podemos vê-las em diferentes ângulos, como é o caso da vista 3/4, frontal e lateral, isso vai ajudar e muito os desenhistas a desenharem em diferentes poses. Na capa, a informação diz que o material ensina passo a passo; mas, apesar de fragmentar por partes (cabeça, corpo, vestuário, perspectiva, etc.), os passos vão no geral a dois, quando muito três. Pelo potencial do desenhista, acho que daria um passo a passo mais detalhado e didático nas partes mais complexas, quem for iniciante, não vai aproveitar muito. O que supre bastante nesse ponto, são os textos explicativos presentes nas ilustrações, que são com certeza um grande aliado no aprendizado; afinal, Arthur sintetiza o processo da ilustração com muita maestria. Ah! No final da obra existem ainda 10 dicas bem bacanas.

O livro está num formato bem reforçado, mas razoavelmente pequeno para o uso dos desenhistas, possui  cerca de 17×24 centímetros de comprimento, com 48 páginas. A capa é envernizada em papel supremo, com aproximadamente 250 gramas. O miolo é colorido em papel sulfite 120 gramas.

É bom destacar que Arthur Garcia é um conceituado desenhista, principalmente no que se refere a sua versatilidade. Ele tem seu material publicado no mercado há mais de décadas. Já desenhou muitos quadrinhos e revistas que ensinam a desenhar. Eu mesmo já adquiri muitas revistas de desenho de sua autoria, e com certeza muitos de vocês também.

Sumário

O que é Shoujo

Materiais

Cabeça masculina e feminina – 3/4, frente e perfil

Tipos de Cabelo

Adolescentes, adultos e bebes

Corpo: masculino e feminino – frontal, 3/4 e lateral

Movimento

Vestuário

Variação Etária

Volume e Perspectiva

Linha de horizonte e ponto de fuga

Cenário com Perspectiva

Cenário com floresta

Arte-final

Dicas

4 comentários sobre “Resenha de Livro: Como Desenhar Mangá Shoujo

  1. muito bom eu tambem sei desenhar sou a melhor da familia dizem que vou ser uma artista quando crescer tenho o dom em desenhar desenho super bem tenho o desenho da arlequina ,a gazela do filme zotoopia,os dois personagens principais de zotoopia,o mc lanche feliz,e todos os personagens de hora de aventura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *