Resenha de Livro: Vamos Aprender Arte-Final Para Quadrinhos

Compartilhe!

ISBN: 9788582580004
Autores: Gary Martin e Steve Rude
Editora: Criativo
Páginas: 192
Ano de Edição: 2015

[yframe url=’https://www.youtube.com/watch?v=PJI4sEhDQQQ’]

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR

Se você é um quadrinista, mangaká, ou qualquer outro tipo de entusiasta dos quadrinhos, com certeza vai curtir essa obra, até porque ela trabalha os pontos chaves referentes a produção de uma boa arte final. Gary Martin em colaboração com Steve Rude e exemplos de outros artistas deram origem a esse incrível material.

De início, há duas apresentações, a primeira sendo incluída na versão nacional, por Dario Chaves, e a segunda do próprio Gary Martin, onde ele fala um pouco dos objetivos do arte-finalista, da sua experiência e do que você irá encontrar nessa obra.

Em seguida apresenta três conselhos, sendo o primeiro: “Aprenda a desenhar!”, aconselhando que saber desenhar é um pré-requisito para se tornar um arte-finalista, até porque você pode precisar concertar alguma coisa no desenho de uma página.

O segundo conselho “Estude coisas reais”, e diferentemente do que você pode estar pensando, não é estudar modelos reais, pois isso ela já trata no primeiro conselho; mas sim estudar páginas originais de outros quadrinistas para poder arte-finalizar por cima com papel vegetal, para experimentar diferentes resultados e compreender melhor o processo. Nesse caso acho mais complicado adquirir isso, pois demandará que você compre os originais em eventos especializados, mas não deixa de ser um bom conselho.

O terceiro conselho seria “Faça as contas”, relacionado a uma base inicial de quanto ganhar por página de quadrinhos. É uma referência para quem quer se profissionalizar na área.

Na sequência são apresentados diversos materiais para arte-final, assim como as medidas e marcas mais indicadas. Em muitos dos materiais que ele cita, também insere uma dica, conselho relacionado, o que com certeza enriquece a obra e informa o leitor sobre as melhores opções e efeitos desses materiais.

Em seguida o autor aborda o peso das linhas, começando pela principal  coisa que você deve se atentar antes de arte-finalizar uma HQ e outras dicas relacionadas. Ainda falando de linhas ele aborda o traço variável e como ele deve ser empregado em diferentes condições de iluminação.

Na sequência é tratada a forma de cobertura, seja com uma cor chapada e com diferentes tipos de hachuras. Além da forma certa de empregar as hachuras, o autor se encarregou de apresentar exemplos com erros e explicar a solução para tais problemas.

Depois o autor trata de ajudar o leitor a definir seu estilo, o que com certeza faz muita diferença para se destacar com o seu traço.

Ao tratar de arte-final para cenários, ele apresenta não só os problemas técnicos comuns na arte final dos iniciantes como principalmente as possíveis soluções para tais problemas, seja com hachuras, retículas, respingos, lápis, nanquim, entre outros. Também trata da arte-final em desenhos mais realistas e dos menos realistas, como é o caso do cartum.

Por último entra a maior parte do livro, e que coroa a obra por ser o grande diferencial dela. Ela funciona assim, cada arte-finalista recebeu uma fotocópia da página a ser arte-finalizada, assim as peças foram feitas em papel vegetal sobre a cópia ou com a cópia debaixo da folha de desenho sendo feita com auxílio de uma mesa de luz. O trabalho resultou em uma série de exemplos bastante variados, cada um com seu estilo, expressando diferentes visões sobre o mesmo conteúdo, mas que não deixam de manter as bases fundamentais de uma boa arte final.

As comparações das artes com certeza ajudam e muito a compreendermos as dicas apresentadas no início, pois nos possibilitam fazer uma boa síntese, além de provar de que existem várias formas de fazer uma boa arte-final.

Para saber um pouco de cada artista, você poderá ainda conferir suas respectivas biografias. Nas últimas páginas os autores deixaram algumas referências de páginas HQ para você treinar a sua arte final.

Como vocês podem ver o livro possui capa dura plastificada e lombada costurada, e a vantagem dessa costura é que você poderá abrir o livro tranquilamente sem que ele se parta ou se feche; uma característica muito boa para nós desenhistas, que precisamos conferir os detalhes das ilustrações e desenhar ao mesmo tempo.

O livro mede cerca de 25 por 35 cm, uma tamanho excelente e robusto e que inclusive é maior que a versão americana dessa obra. O miolo é feito em um papel de aproximadamente 120 gramas, na cor branca, com 192 páginas.

 

Sumário

I – Antes de Você Começar

II – Vamos Começar

III – Peso das Linhas

IV – Linhas de Contorno

V – Cobrindo uma Grande Área de Preto

VI – Suavização

VII – Hachuras Cruzadas

VIII – Definindo Seu Estilo

IX – Guia de Sombras da Face

X – Arte-Finalizando Cenários

XI – Técnicas Avançadas

XII – Arte-Final para Cartuns

XIII – Guia de Referência de Texturas

8 Dicas Práticas

Segredos dos Astros

 

6 comentários sobre “Resenha de Livro: Vamos Aprender Arte-Final Para Quadrinhos

    1. Anderson, para você que curte mangá vai gostar bastante da parte que ele fala do traço variável, não é exatamente como o estilo mangá, mas dá uma base muito legal, sem contar as outras dicas é claro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *