ISBN: 9788565985628
Autor: Sam Piyasena, Beverly Philp
Editora: GG
Páginas: 160
Ano de Edição: 2015
Se fosse para definir esse livro em poucas palavras, eu diria apenas duas, “envolvente e criativo”, qualidades que inclusive o faz se destacar de muitos outros. Conforme vamos avançando as páginas, vemos exercícios interessantes, que não só tratam de desenhar da forma tradicional, como também estimulam uma interação com a natureza, seja desenhando na areia, com barbante, com furos, traçando à medida que escutamos um som, entre muitas outras formas, que inclusive geram experiências interessantes e lúdicas; o que me fez observar que esse livro é uma boa referência para os professores de desenho artístico que estão precisando de uma “carta na manga” para deixar a aula mais atrativa.
Um ponto bacana que vale salientar, são os fatos históricos sobre arte e as personalidades do desenho informados na obra, dados que com certeza enriquecem a experiência do leitor e que os motivam a pesquisar mais, já que alguns fatos tendem a despertar a nossa curiosidade.
A obra também abarca um bom número de técnicas de desenho, sejam elas relacionadas a reprodução de sombras, luz, formas e traços com diferentes texturas e exercícios que apuram o olhar, este último com certeza é imprescindível a qualquer desenhista, e nessa obra os autores conseguiram explorar diferentes formas de apurar a forma de ver que os desenhistas tanto precisam.
Há muitas ilustrações coloridas, que variam de formas abstratas até os desenhos mais elaborados, com perspectiva e muito bem arte-finalizados. No final há um breve glossário, e o bacana é que os autores trataram de incluir ao longo da obra, referências diversas para consultas , tais como: nomes de livros, links de sites, nomes de pinturas famosas e estilos.
O seu formato relativamente robusto traz uma capa em papel couchê com laminação fosca, e um miolo com páginas bem grossas. Suas largas dimensões 21,5 x 25,4 cm ajudam na experiência do leitor para conferir o conteúdo, já que geralmente consultamos o livro enquanto desenhamos.
No que se refere a perspectiva, a obra deixou a desejar. Os autores dedicaram mais aos exercícios, deram uma volta no assunto e não trataram tanto de explicar a perspectiva. Quem não tinha noção, vai ficar sem entender muita coisa.
Existem trechos que apresentam exercícios interessantes, mas que pecam na didática. Lendo-os soa até bonito, pois, foi utilizado uma linguagem meio que, poética, e, na prática, vai deixar os iniciantes sem compreeender o objetivo de alguns exercícios.
De forma geral, vale a pena adiquirí-lo, principalmente se você for um professor de desenho.
4 comentários sobre “Resenha: Desenhe!”
Opa Mateus, beleza cara? Eu estava mesmo a procura de algo falando a respeito desse livro. Que bom que encontrei seu blog.
Vlw por postar essa resenha.
Abraços!
Joinha Maicon!
Que bom que gostou! Pois é, as resenhas nos dão uma noção legal dos livros.
Um abraço!
Muito bacana mais uma resenha!!
Isso ajuda muito a gente a encontrar livros adequados a nosso perfil!
Obrigada!
Verdade Anya, cada desenhista tem um perfil, e especificar estes detalhes na resenha ajuda bastante.