Resenha: Urban Sketching

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Urban Sketching

Subtítulo: Guia completo de técnicas de desenho urbano
ISBN: 9788565985529
Autor: Thomas Thorspecken
Editora: GG
Páginas: 128
Ano de Edição: 2014

Os desenhos de espaços urbanos vem ganhando a cada dia mais admiradores, e essa obra com certeza tem uma boa bagagem para agradar esse público, pois aborda uma gama de técnicas de desenho, que compreende desde a teoria elementar até as técnicas mais específicas utilizadas pelos ilustradores dessa modalidade.

As técnicas e dicas de perspectiva combinadas com as dicas de composição apresentadas na obra, são uma combinação que com certeza faz toda diferença na hora de escolher e valorizar a cena que iremos esboçar, seja desenhando prédios, casarões, parques, pessoas, animais, etc.. A inclusão da perspectiva curva também é um outro ponto de destaque, pois vai além dos costumeiros três pontos de fuga que geralmente os autores abordam. As técnicas, nesse sentido, não são muitas, mas o autor com certeza selecionou aquelas que geram mais impacto. Para os desenhistas mais experientes essa parte será muito útil, mas para os iniciantes, nem tanto, já que as explicações de perspectiva não estão tão detalhadas e didáticas.

Ser um urban sketcher requer planejamento e preparação, seja com os materiais, organizando seu tempo e até mesmo procurando lugares e pessoas para esboçar, e nesse ponto o autor foi bem pontual e organizado, até explica a importância e como se pode usar a internet para ajudar nessa tarefa, principalmente o Facebook.

As ilustrações do livro não são totalmente do autor, algumas são de seus colegas sketchers, inclusive no final do livro ele até presta agradecimentos a eles, além de citar seus respectivos sites e blogs; mas, isso não é por falta de ilustração não, Thomas cita no livro que também possui um blog, do qual posta diariamente um croqui, e essa disciplina já se mantém a mais de 4 anos. Imagino que essas inclusões sejam para diversificar os estilos de desenho e enriquecer a experiência do leitor.

Há um ponto que o autor destaca bastante e que muita gente vai gostar, ele diz que para se criar croquis, não é necessário realizar linhas totalmente retas ou figuras muito precisas, até linhas curiosas e tortas tem seu apelo. De fato muita gente deixa de desenhar por não aceitar sua inaptidão para traços perfeitamente retos ou circulares.

Sua grande experiência na área com certeza o fez sintetizar em dicas interessantes a cerca das técnicas, escolha dos materiais desenho e escolha das cenas; por isso a obra dá dicas bem pontuais sobre, misturas de cor, valor tonal, linhas de ação, escolha específica de marcas para determinados tipos de trabalho, e por incrível que pareça, até ajustes finais no Photoshop.

O autor descreve o processo de elaboração de um croqui e ainda apresenta o passo a passo, mas nas duas formas de explicação ele foi muito sintético para um iniciante, e com certeza essa parte será mais bem aproveitada pelos desenhistas mais experientes

O livro mede 21,5 x 28 cm, um tamanho bem bacana para nós que desenhamos, pois os detalhes das ilustrações são mais valorizados e melhor vistos. Pude observar que o miolo é feito totalmente em papel couchê, com aproximadamente 120 gramas, e todas as páginas são coloridas. A parte externa da capa é envernizada, em papel supremo 300grs.

Apesar do autor dizer que não é necessário desenhar bem, achei que faltou uma didática mais efetiva para realmente incluir os iniciantes, mas, para quem já desenha há mais tempo, com certeza vai adorar o livro. É bom destacar que o autor estudou ilustração na School of Visual Arts de Nova York e também trabalhou na Walt Disney Feature Animation.

Sumário

Introdução

 
Capítulo 1 – Instrumentos e técnicas
  • Instrumentos para o traçado de linhas
  • Instrumentos para croquis coloridos
  • Blocos de croquis
  • A preparação
  • Aulas com modelo vivo
  • O desenho da figura humana
  • O traçado
  • O desenho de contornos
  • A criação do valor tonal em preto e branco
  • A paleta de cores
  • Valor tonal e cor
  • A leitura do croqui
  • Ferramentas digitais para aprimorar seus desenhos
 
Capítulo 2 – Como passar ao meio urbano
  • Saia do ateliê
  • Croquis no local
  • Pequenos croquis de estudo
  • A composição
  • Perspectivas cônicas: um ponto de fuga
  • Perspectivas cônicas: dois ou três pontos de fuga
  • Perspectivas cônicas: curvas com três pontos de fuga
  • Perspectivas: como vê-las
  • Espaço e distância: interiores
  • Espaço e distância: exteriores
  • Registrando a cidade em transformação
  • A âncora de um croqui
  • Estudos detalhados
  • A natureza na cidade
 
Capítulo 3 – Coloque pessoas e animais em seu mundo
  • Pessoas em contexto
  • O croqui habitado
  • Animais urbanos
  • Ação e movimento
  • Retratos urbanos
  • A expressão
 
Capítulo 4 – A escolha de um tema
  • A vida na rua
  • A vida em um parque
  • Meios de transporte
  • Espetáculos
  • A vida profissional
  • Croquis nas férias
  • Prédios
  • Cafeterias, bares e restaurantes
  • Celebrações
  • Problemas sociais
  • Eventos que merecem ser notícia

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