Respondendo dúvidas e perguntas dos leitores do blog, confira!

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1 – Tenho dificuldade em identificar as principais sombras de uma imagem. Como posso melhorar?

Existe uma técnica muito simples e bastante eficiente para você identificar as sombras, já ouvi até algumas pessoas dizerem que ela era  utilizada por Leonardo da Vinci; de qualquer modo nunca vi nenhum material ou livro afirmando isso.

Para aplicar a técnica, basta cerrar os olhos e observar a imagem que você deseja desenhar ou estudar.  Ao fazer isso, os tons mais escuros e claros ficarão evidentes, fazendo que os intermediários  se encontrem; é como se você estivesse diminuindo o brilho de uma imagem pelo computador. Note que no exemplo a baixo, que ao aplicar a técnica, as áreas mais iluminadas e as sombras mais intensas ficaram em evidência.

 Essa com certeza é uma boa técnica para você mapear as principais tonalidades de uma imagem.

2 – Quando faço os cílios do olho ou até mesmo o cabelo com o lápis da série “B”, logo depois de alguns traços eu tenho que apontar o lápis novamente, já que o traço fica mais fraco e espesso; para evitar isso eu substituo pela lapiseira, mas gasto mais tempo para cobrir a área. Existe algum procedimento que simplifica isso?

Se o desenho for pequeno a lapiseira  será o mais indicado mesmo; já em folhas maiores, provavelmente os fios serão maiores, de modo que o lápis será mais indicado. Para manter um traço firme e fino com o lápis, sem auxílio de lapiseira é simples; tendo uma ponta fina, o segredo é usar um pouco o lápis e girá-lo para outra posição, de modo que o papel pegue em outra extremidade da ponta do grafite. Repita este procedimento quando o lápis começar a alargar o traço e o traço ficar mais fraco.

Quando usamos o lápis somente em uma posição, a ponta do mesmo fica gasta e achatada, fazendo que o grafite tenha maior área de atrito com o papel e distribua a pressão que você fez nas demais áreas.

Veja a diferença no exemplo abaixo onde apresentamos os dois procedimentos para a criação de cílios. No primeiro todos os fios foram feitos sem girar o lápis e à medida que foram realizados a ponta do grafite foi se desbastando, criando assim traços mais largos e indefinidos. No segundo, a cada 2 ou 3 traços, girou-se o lápis para que se pudesse usar a outra extremidade da ponta do lápis,  de modo que os traços ficassem mais uniformes,  precisos e finos.

3 – Quando desenho retratos, não consigo transmitir a fisionomia da pessoa a qual me baseei. 

Pode ser falta de apurar a sua habilidade, mas em alguns casos esse problema vem do bitolamento de quem está desenhando, o que pode atrapalhar consideravelmente o seu raciocínio. O desenho é recheado de ilusões de ótica, e se você deixar se levar apenas pelo que está vendo, poderá ficar preso a certas “armadilhas” contidas na imagem. É uma situação engraçada, porque o desenhista termina o desenho e mostra para outra pessoa ver e dar uma opinião, daí quem opina fala coisas tão simples e obvias, que o desenhista acaba que não aceitando inicialmente, porque são realmente chocantes; só depois de um tempo que ele começa ver a burrada que fez.

É aquele momento que você mostra o desenho e a pessoa observa por um tempo, até chegar e lhe dizer:

— Mas ela não é morena? Porque no seu desenho ela está loira.

Daí você percebe que por falta de escurecer mais o desenho, o cabelo que você fez, ao invés de ficar escuro, fica claro, tonalidade que está mais próxima de um cabelo loiro. Esse bitolamento atrapalha muitos desenhistas, fazendo que ele perca o seu senso estético enquanto desenha.

Para evitar esse tipo de problema, faça algumas perguntas a si mesmo; como por exemplo:

  • Esta tonalidade do cabelo está de acordo com a tonalidade do cabelo loiro que estou fazendo?
  • Esse nariz está no tamanho correto ou está grande demais?
  • Os detalhes do rosto estão simétricos?
  • O rosto está com volume?
  • Meu desenho está com a mesma tonalidade de cor que a foto que estou desenhando?

Resumindo, despolarize o olhar do seu desenho e use os padrões estéticos que carrega dentro de si.

Assim que tiver um tempo, estarei respondendo as demais perguntas e dúvidas que os leitores do blog tem me enviado.

Para enviá-las, você poderá usar o formulário de contato do blog, localizado no menu superior da página.

Até mais pessoal! 😉

3 comentários sobre “Respondendo dúvidas e perguntas dos leitores do blog, confira!

  1. Uma outra dica para encontrar os defeitos no desenho é, de tempo em tempo, deixar o desenho de lado e fazer outra coisa. Depois você pega o desenho de novo e encontrará a maioria deles. Não sei por que isso acontece, mas comigo sempre dá certo.

  2. parabéns pelo site e obrigado por este artigo q para mim foi bastante util,percebi q tenho varios vicios de visão,que me atrapaham na hora de encontrar a fisionomia correta,seu artigo ajudou muito.
    abraço

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