Saiba como é a agenda de trabalho de um mangaká

Compartilhe!

Me aventurando pela internet, acabei encontrando a agenda de trabalho semanal do mangaká Shiibashi Hiroshi, autor de “Nurarihyon no Mago”.

Nurarihyon no Mago

Prestando mais atenção nela, deu para notar que a arrancada desses caras é bem puxada; principalmente se basearmos no modo de trabalho do qual estamos acostumados aqui no Brasil.

Para facilitar seu entendimento, eu andei traduzindo algumas partes, dê só uma olhada:

Agenda semanal de um mangaká em uma revista semanal

Poxa, eu já tinha ouvido que ser um mangaká no Japão era uma coisa bem corrida, só não imaginava que chegaria a esse ponto. Para quem leu o mangá Bakuman, poderia até pensar que o autor estivesse exagerando ao representar a realidade de um mangaká; mas depois dessa deu para ver que é a pura realidade mesmo.

Bakuman

Lembro também quando havia conferido uma entrevista do mangaká Lucas Thiago Furukawa, brasileiro que havia ido ao Japão para trabalhar como mangaká, onde ele descrevia seus objetivos de cada dia; o que me fez ter uma pequena noção do quanto isso era puxado.

Isso pode até estar prescrito em contrato, mas achei bastante pesado para um desenhista. De qualquer modo, dentre as coisas que mais me chamaram a atenção nessa agenda, foram:

  • Ter um único intervalo de refeição na segunda-feira e no sábado;
  • Desfrutar de apenas três horas de tempo livre no sábado;
  • Dormir apenas duas horas na segunda-feira;
  • Dedicar 19 horas aos quadrinhos na segunda-feira e 15 no domingo;
  • Dormir em média 6 horas por dia a horários bastante irregulares;

E você aspirante a mangaká, depois dessa, ainda vai querer apostar na sua futura carreira como mangaká no Japão? Deixe aí o seu comentário!

19 comentários sobre “Saiba como é a agenda de trabalho de um mangaká

  1. pequeno obstáculo, hiro mashima dorme 7 horas por dia e além de ter alta qualidade em fairy tail (e outros). sem contar todos os comentários que ele escreve no canto de páginas sobre livros e filmes que le e assiste durante a semana.

  2. Muito legal a título de curiosidade! Mais acho que um profissional brasileiro poderia adaptar para sua realidade. O importante é cumprir o prazo. Agora, tem alguns abusos. 2 hrs de sono apenas no dom. Isso faz mal a pessoa e ao trabalho em si, atrapalhando na qualidade. E só 3 livres é muito pouco pra poder curtir a si mesmo. Não, eu não quero ser mangaká. Quero ser desenhista de quadrinhos, me inspiro em diversos estilos (incluindo mangá) mais estou no brasil, nasci no brasil, minha cultura é diferente e não misturo dedicação e sacríficio com abuso e excessos. Mesmo porque, fazer tudo isso buscando fama é burrice. Agora, se dedicar pra mostrar um trabalho ao mundo e ver alguma idéia ajudando as pessoas, aí eu respeito!

  3. Assiste Sekai-ichi Hatsukoi que você vai ver como é corrido! A autora ou o autor, retrata a vida de mangaká de um jeito que faz a gente pensar: Nossa, que exagero, pra quê tanto?
    Mas deve ser assim mesmo….tenho medo agora de ser mangaká. XD

  4. epor estacarga pesada de horario sem poder ter outros compromisso que muita fera do desenho trabalha com desenho mas posi mesmo como mauricio desouza

  5. Esse excesso de trabalho foi uma dos causadores da queda de rendimento do Mike Deodato segundo uma entrevista que vi (mesmo ele sendo desenhista de comics e não de mangás japoneses), admiro muito esses mangakas que se esforçam tanto em sua carreira ‘-‘, mas acho que não me encaixo muito nesse meio…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *