Saiba como é a agenda de trabalho de um mangaká

Compartilhe!

Me aventurando pela internet, acabei encontrando a agenda de trabalho semanal do mangaká Shiibashi Hiroshi, autor de “Nurarihyon no Mago”.

Nurarihyon no Mago

Prestando mais atenção nela, deu para notar que a arrancada desses caras é bem puxada; principalmente se basearmos no modo de trabalho do qual estamos acostumados aqui no Brasil.

Para facilitar seu entendimento, eu andei traduzindo algumas partes, dê só uma olhada:

Agenda semanal de um mangaká em uma revista semanal

Poxa, eu já tinha ouvido que ser um mangaká no Japão era uma coisa bem corrida, só não imaginava que chegaria a esse ponto. Para quem leu o mangá Bakuman, poderia até pensar que o autor estivesse exagerando ao representar a realidade de um mangaká; mas depois dessa deu para ver que é a pura realidade mesmo.

Bakuman

Lembro também quando havia conferido uma entrevista do mangaká Lucas Thiago Furukawa, brasileiro que havia ido ao Japão para trabalhar como mangaká, onde ele descrevia seus objetivos de cada dia; o que me fez ter uma pequena noção do quanto isso era puxado.

Isso pode até estar prescrito em contrato, mas achei bastante pesado para um desenhista. De qualquer modo, dentre as coisas que mais me chamaram a atenção nessa agenda, foram:

  • Ter um único intervalo de refeição na segunda-feira e no sábado;
  • Desfrutar de apenas três horas de tempo livre no sábado;
  • Dormir apenas duas horas na segunda-feira;
  • Dedicar 19 horas aos quadrinhos na segunda-feira e 15 no domingo;
  • Dormir em média 6 horas por dia a horários bastante irregulares;

E você aspirante a mangaká, depois dessa, ainda vai querer apostar na sua futura carreira como mangaká no Japão? Deixe aí o seu comentário!

19 comentários sobre “Saiba como é a agenda de trabalho de um mangaká

  1. Bem, eu acredito que há sim algumas coisas que tornam um pouco abusiva essa rotina, pois , temos que lembrar que tratamos de seres humanos e não de máquinas. Porém, creio que quando se gosta de fazer algo, tudo isso se torna apenas um detalhe. Tenho certeza que um mangaká que goste mesmo daquilo que faz sente-se muito bem passando todas essas horas desenhando e escrevendo roteiros -digo por experiência própria- pelo menos para mim, era ótimo! Claro, tirando a dor nas costas e membros. Mas, enfim! Tenho uma pergunta, se alguém puder me responder. Há a possibilidade de escrever mangás por aqui pelo Brasil mesmo, sem ter que ir para o Japão? É isso.

  2. por q diabos desistir de ser mangaka só por causa das horas de trabalho eu n considero isso trabalho e sim diversão pq quem gosta de desenhar manga se diverte trabalhando com isso, nesse caso eu sempre sonhei ser mangaka ,eu desenho muito bem tenho varios roteiros na minha casa mas n é por causa de um simples horario corrido q eu vou desistir do meu sonho

  3. pelo menos lá existe essa oportunidade!vai tentar ser mangaka aqui no brasil! No fim das contas, vc vai ter muito mais trabalho do q se fosse no japão, pq além de ter q se virar completamente sozinho, vc provavelmente nem retorno financeiro vai ter e ainda vai acabar no prejuizo! Bom msm era na época das hentais onde pelo menos existia alguem q comprava seu trabalho

  4. com certeza se alguém quer ser um mangaká deve se esforçar a beça,e se achar que não está apto para atender a demanda é porque realmente não chega a ser aspirante,toda profissão requer tempo,paciência e esforço,mas não quer dizer que a rotina de todo mangaká vai ser exatamente igual a esta,porque depende também de outros fatores,eu diria que não precisa se preocupar,não quer dizer que vocês vão perder muitas horas de sono,não precisa radicalizar,mas é melhor irem preparando os trabalhos desde já.

  5. é um sonho que tenho e lutarei ou passarei por cima de todos que me atrapalha não deixarei meu sonho desaparecer e com certeza o realizarei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *