Foi inaugurado nesta última segunda-feira (dia 04) uma nova plataforma para leitura de quadrinhos no estilo mangá, visando inclusive apoiar autores brasileiros. Intitulada como Shonen Comics, a proposta é publicar mangás digitais gratuitos, de autores já conhecidos pelo público.
Para cada série, já existem algumas páginas disponíveis para leitura; entretanto, semanalmente haverá uma nova página de cada série a ser liberada em um determinado dia da semana, podendo inclusive serem liberadas mais páginas, caso o leitor colabore via financiamento coletivo na campanha do respectivo autor, apoio que inclusive liberará a participação em um grupo de leitores.
Inicialmente o projeto até contava com duas campanhas de financiamento coletivo, uma no Apoia.se e outra no Catarse; contudo, no dia seguinte a estréia, uma delas acabou sendo descartada, e até divulgaram um post em sua própria fan page falando sobre a decisão…
“Estávamos com duas plataformas de financiamento coletivo recorrente, uma no Apoia.se e outra no Catarse Assinaturas.
Depois de analisar corretamente, percebemos que poderia dividir os apoios com isso, dificultando assim atingir as metas para oferecer o melhor conteúdo e as melhores recompensas sempre.
Portanto, decidimos desativar a campanha no Apoia.se para centralizar os apoios em um só lugar, que foi escolhido o Catarse Assinaturas.
Pedimos desculpas pelo transtorno e aguardamos o apoio de todos, seja através da campanha de financiamento coletivo recorrente no Catarse ou compartilhando nossas postagens e divulgando a Shonen Comics.”
De qualquer modo, todos os apoios, vão diretamente para os autores, e é claro, um estímulo para os autores que pretendem gerar uma renda e ainda fazerem algo que realmente curtem fazer.
Os autores até então divulgados no site são:
- Adriano Gon, que também encabeça o projeto;
- Clayton Barros Silva, autor de Battle Fighters;
- Edson Masakiro, autor de Montesago;
- Gustavo Reis, autor de Two Hiros;
- Rai Souza, autor de Jack do Limbo;
- Ulisses Perez, autor de Magic Star Taking Chances,
- Valdo Alves, autor de Dark Rose;
- e Vinicius de Souza, autor de Digude.
Alguns dos autores são finalistas de concursos, como é o caso de Vinícius de Souza que participou do BMA (Brazil Manga Awards) organizado pela editora JBC; de Gustavo Reis que conquistou o prêmio “SMAC Editors Award” pelo concurso japonês Silent Manga Audition; entre outros talentos promissores, prestigiados pelo público.
A plataforma também é aberta a novos autores, só demanda que estes entrem devidamente em contato, seguindo os padrões solicitados, e assim passem por uma avaliação.
O modelo dessa proposta não é novidade, mas pelo andamento de certos detalhes parece bem promissor para o mercado nacional; seja pela boa organização, por investir em autores brasileiros, por difundir o tão atrativo mangá, e principalmente por estimular a leitura de quadrinhos produzidos pelos nossos conterrâneos, um hábito que seria de bom grado para o futuro do nosso próprio mercado, já que ainda dependemos muito de importação para se manter, principalmente viver de quadrinhos. Nós só temos é que ficar felizes por mais uma iniciativa bacana, principalmente os leitores e quadrinistas!
Ficou curioso para conferir o projeto? Então acesse o site oficial clicando aqui.
7 comentários sobre “Shonen Comics – A nova plataforma de mangás BR”
o site ainda está vivo? vejo comentário de 2019 já, mas nenhum recente, mas vou falar sempre, eu tenho muitas histórias para publicar, meus desenhos são mais ou menos, o que preciso é de tempo, eu gostaria de saber sobre direitos autorais, minhas histórias serão protegidas em meu nome?
Oi. Pelo visto o site virou outra coisa, então deduzo que o projeto não está ativo mais. É uma pena.
Gente eu criei, uma história pra um mangá só que eu não sei desenhar ao meu amigo que ia desenhar pra mim desistiu o que eu Fasso??
Gostaria de agradecer pelo espaço e divulgação. Valeu!
Disponha! Boa sorte e sucesso a vocês!
Matéria super legal e obrigado pelo apoio!
Disponha Gustavo. Boa sorte aí nesta empreitada!