Shonen Comics – A nova plataforma de mangás BR

Compartilhe!

Foi inaugurado nesta última segunda-feira (dia 04) uma nova plataforma para leitura de quadrinhos no estilo mangá, visando inclusive apoiar autores brasileiros. Intitulada como Shonen Comics, a proposta é publicar mangás digitais gratuitos, de autores já conhecidos pelo público.

Para cada série, já existem algumas páginas disponíveis para leitura; entretanto, semanalmente haverá uma nova página de cada série a ser liberada em um determinado dia da semana, podendo inclusive serem liberadas mais páginas, caso o leitor colabore via financiamento coletivo na campanha do respectivo autor, apoio que inclusive liberará a participação em um grupo de leitores.

Inicialmente o projeto até contava com duas campanhas de financiamento coletivo, uma no Apoia.se e outra no Catarse; contudo, no dia seguinte a estréia, uma delas acabou sendo descartada, e até divulgaram um post em sua própria fan page falando sobre a decisão…

“Estávamos com duas plataformas de financiamento coletivo recorrente, uma no Apoia.se e outra no Catarse Assinaturas.

Depois de analisar corretamente, percebemos que poderia dividir os apoios com isso, dificultando assim atingir as metas para oferecer o melhor conteúdo e as melhores recompensas sempre.

Portanto, decidimos desativar a campanha no Apoia.se para centralizar os apoios em um só lugar, que foi escolhido o Catarse Assinaturas.

Pedimos desculpas pelo transtorno e aguardamos o apoio de todos, seja através da campanha de financiamento coletivo recorrente no Catarse ou compartilhando nossas postagens e divulgando a Shonen Comics.

De qualquer modo, todos os apoios, vão diretamente para os autores, e é claro, um estímulo para os autores que pretendem gerar uma renda e ainda fazerem algo que realmente curtem fazer.

Os autores até então divulgados no site são:

  • Adriano Gon, que também encabeça o projeto;
  • Clayton Barros Silva, autor de Battle Fighters;
  • Edson Masakiro, autor de Montesago;
  • Gustavo Reis, autor de Two Hiros;
  • Rai Souza, autor de Jack do Limbo;
  • Ulisses Perez, autor de Magic Star Taking Chances,
  • Valdo Alves, autor de Dark Rose;
  • e Vinicius de Souza, autor de Digude.

Alguns dos autores são finalistas de concursos, como é o caso de Vinícius de Souza que participou do BMA (Brazil Manga Awards) organizado pela editora JBC; de Gustavo Reis que conquistou o prêmio “SMAC Editors Award” pelo concurso japonês Silent Manga Audition; entre outros talentos promissores, prestigiados pelo público.

A plataforma também é aberta a novos autores, só demanda que estes entrem devidamente em contato, seguindo os padrões solicitados, e assim passem por uma avaliação.

O modelo dessa proposta não é novidade, mas pelo andamento de certos detalhes parece bem promissor para o mercado nacional; seja pela boa organização, por investir em autores brasileiros, por difundir o tão atrativo mangá, e principalmente por estimular a leitura de quadrinhos produzidos pelos nossos conterrâneos, um hábito que seria de bom grado para o futuro do nosso próprio mercado, já que ainda dependemos muito de importação para se manter, principalmente viver de quadrinhos. Nós só temos é que ficar felizes por mais uma iniciativa bacana, principalmente os leitores e quadrinistas!

Ficou curioso para conferir o projeto? Então acesse o site oficial clicando aqui.

7 comentários sobre “Shonen Comics – A nova plataforma de mangás BR

  1. o site ainda está vivo? vejo comentário de 2019 já, mas nenhum recente, mas vou falar sempre, eu tenho muitas histórias para publicar, meus desenhos são mais ou menos, o que preciso é de tempo, eu gostaria de saber sobre direitos autorais, minhas histórias serão protegidas em meu nome?

  2. Gente eu criei, uma história pra um mangá só que eu não sei desenhar ao meu amigo que ia desenhar pra mim desistiu o que eu Fasso??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *