Depois de colocar algumas coisas no lugar e pegar as fotos do evento, eu finalmente venho trazer a você um post específico para relatar como foi a SketchCON II – Convenção de arte!
Cheguei bem cedo em São Paulo, junto com o fotógrafo da Arte & Filmes, o Ronan Assis; tão cedo que passamos um bom tempo trocando ideia. Mas quando chegamos mesmo na porta do local do evento, o pessoal da Editora já estava organizando tudo, mas preferimos esperar o horário, momento que preferi dar uma volta no quarteirão.
Quando voltamos, encontramos alguns amigos e colegas meus, ocasião que me fez trocar umas boas ideias com a turma antes de adentrar o local, como é o caso do pessoal do Estúdio Armon, dentre eles o amigo parceiro Anderson Aurélio, e o desenhista e grande conhecido nosso de longa data, Digor Nogueira; e mais uma turma que eu não me lembro mais o nome. O interessante é que essa turma estava com o sorriso no rosto, cara de quem estava super motivado em participar do evento. Sim, lançar um álbum ou livro é realmente bem motivador.
Após entrar e pegar o crachá, logo identifiquei algumas figuras, que fui cumprimentando e até trocando uma rápida ideia à medida que fui encontrando-os, como é o caso do Carlos Rodrigues, Franco, Marcial, e mais uma turma que conhecida, alguns que até só conhecia pela internet; foi muito interessante estes encontros, ver gente que você quase não tem contato pessoal mas conhece de algum modo.
Quando cheguei na minha mesa, fiquei super feliz em ver materializado o meu livro, um primeiro contato que é especial, principalmente por ser meu primeiro livro teórico a ser lançado pela editora Criativo.
Eu abri e logo conferi algumas páginas, uma sensação muito bacana para quem está publicando um livro, vocês não imaginam a alegria que eu tive. Logo autografei os posteres com a minha arte que seriam comercializados no evento, e levei-os logo em seguida de volta para a entrada do local, ficando somente com um deles para mostra ao público.
Teve até um cafezinho para os autores, uma opção muito boa para quem saiu de casa atrasado e sem café, ou até mesmo para quem precisaria de um novo reforço no lanche, hehe… Aos poucos os autores foram chegando, como é o caso do Flavio de Assis e Digor Nogueira, que estavam do meu lado direito, e Felipe Marchioni do meu lado esquerdo.
Depois que começou o evento, após as 11h, o público foi enchendo o local, até consolidar num fluxo que se manteve por quase todo evento. A alegria da maioria era vender e autografar, mas tenho que destacar que a troca de experiências foi incrível, tanto de quem pedia dicas quanto de quem compartilhava. O bate papo descontraído também é outro ponto interessante nesses contatos, era legal ver tanta gente falando de desenho, um ambiente que comumente não vemos em nosso dia a dia, principalmente pelo fato de prestigiar o desenho a um patamar que nem sempre lhe é devido.
Teve uma turma muito bacana que conversou comigo, outros que compraram meu livro e pediram um autógrafo.
Teve até o ilustre Fabio Shin, que passou lá para garantir um exemplar e autografar, um livro que seria para a sua escola de mangá, o que com com certeza foi uma uma honra para mim. Eu não o conhecia pessoalmente, mas tenho de admitir que ele foi bastante simpático. Gente fina ele.
Sei que para qualquer lugar que você olhasse naquele dia, se via muitas pessoas, mas é uma sinergia sem igual que foi sendo lapidada desde há alguns meses pelos seus organizadores, colaboradores e autores que se esforçaram, resultando em um evento diferenciado para o mercado nacional do desenho, e pelo qual a editora Criativo tem de se orgulhar com gosto. Quem foi vai lembrar com certeza da experiência enriquecedora e de bastante prestígio para o desenho.
Meu livro foi motivo de muitas conversas e vendas, até porque o tema é convidativo, principalmente em época de crise. De fato ganhar dinheiro com desenho nunca foi tarefa fácil para os desenhistas, quem dirá em épocas como a atual, de crise. Mas ainda sim, mesmo aqueles que já vivem do seu talento, resolveram levar um exemplar do livro para turbinar seu desempenho. E dentre eles descobri fãs que nos acompanham, e até novos simpatizantes que passaram a conhecer meu trabalho.
Sim, havia alguns amigos e colegas antigos, até colegas antigos do curso de desenho que eu frequentava na minha cidade natal…
Para quem foi no evento, vai lembrar da Vanessa Yotumoto, que esteve lá para lançar seu Sketchbook Custom. Olha ela aí…
Outro ponto interessante é o lugar, bastante inspirador e bem favorável para se tirar boas fotos. Gosto a beça de lá.
O evento terminou às 18h, mas por incrível que pareça, não fiquei tão cansado, pelo tempo e dedicação ao evento, enquanto estava lá acabei até me reciclando. Mas na volta para Minas que comecei sentir as energias mais baixas…
Dentre os mais de 60 lançamentos, houveram álbuns de tiras, Graphic Novels, Sketchbooks, Sketchbooks de dicas, e outros livros; além é claro da presença de mais de 50 autores. Mas enfim, foi um evento engrandecedor para o público e para os autores, seja pelo fato do espírito de cooperação dos envolvidos impulsionar o evento e resultar no que conferimos, quanto pela sacada da editora em idealizar e promovê-lo. Nossa atividade de desenhistas precisa disso para paulatinamente conquistar melhor seu espaço, e todo esse empreendedorismo denota que a editora, mesmo diante de um cenário desfavorável nacional como a crise, resiste e faz acontecer grandes eventos como esse. Veja só, foram mais de 1.500 pessoas que compareceram no evento, muito mais volume que o anterior, e de longe mais caloroso, características que com certeza já me motivaram a comparecer no próximo. Parabéns mesmo a editora e a todos aqueles que se esforçaram para realizarmos um evento tão bacana. Queremos bis!
Onde comprar o livro Desenhista Como Ganhar Dinheiro Com Seu Talento?
Você vai ter as duas opções abaixo, só clicar nos respectivos links:
Loja Desenho Online: lojadesenhoonline.com
Criativo Store: criativostore.com.br
Então é isso. Um abraço e até mais!