Sou desenhista e quero ganhar dinheiro trabalhando como freelancer, e agora? – Parte 3

Compartilhe!

PARTE 1/PARTE 2/PARTE 3/PARTE 4/PARTE 5

 

Algumas funções  e estilos de desenho que você poderá trabalhar como freelancer

No post anterior eu havia falado da importância de identificar o estilo e a função que você irá trabalhar com desenho. Mas para alguns desenhistas esta decisão ainda não está tão clara; falta-lhes conhecer um pouco mais sobre os estilos e as funções que cada uma exige; é necessário se informar para que sua decisão seja bem fundamentada e objetiva. Você pode as vezes estar tomando uma decisão errada por escolher um rumo que não irá lhe proporcionar bons resultados financeiros; fantasiar-se nesta escolha poderá levá-lo para um futuro fracasso. Para ajudar na sua escolha eu irei citar alguns dos mais procurados estilos e funções que você poderá trabalhar. Veja.

 Caricatura – Uma das principais características de uma caricatura é o exagero. Assim a critíca é feita sobre uma pessoa através de um desenho, ressaltando um defeito ou mesmo algo que lhe chama atenção em sua fisionomia. A caricatura exige que você tenha boas noções de ilustração e observação da pessoa que você irá caricaturar. Esse estilo de desenho pode ser utilizado em convites de casamento, lembrancinhas, avatar no profile de redes sociais, em painéis de festas de aniversário, camisetas, para porta retrato com desenho de um casal, em blogs, caricaturas no estilo mangá (Nikayou Mangá), etc.

Desenhista de retrato – O desenho de retrato nada mais é que um desenho realista, utilizando grafite ou lápis de cor. Demanda bastante observação e poucas noções de ilustração. Você pode receber encomendas de pessoas que pretendam dar um desenho deste como presente de casamento, data comemorativa (aniversário ou dia dos namorados, dia das mães, etc.), para decoração, pintura em telas, etc.

Ilustrador – Requer bastante habilidade e flexibilidade com o desenho. Demanda bastante estudo e pesquisa de diversos tipos de figuras. Trabalhando com um estilo deste você poderá ilustrar livros, criar painéis para festas, painéis para estúdios fotográficos, desenhar histórias em quadrinhos para sites, cartilhas explicativas (se você resolver mesclar com os softwares gráficos), pintura em telas, pintura em parede e outras superfícies, etc.

É possível que você mescle tudo isso das mais variadas formas para encontar o tipo de trabalho que se adequa à seu perfil . Podemos até citar alguns exemplos destas combinações, veja:

  • Caricaturas que representam uma pessoa satirizada com texturas hiper realistas
  • Caricaturas no estilo mangá (Nikayou Mangá)
  • Desenho realista à pintura digital
  • Caricatura à pintura digital
  • Desenhos vetorizados em softwares  gráficos

 Todo esse resultado irá depender da sua criatividade e das técnicas que você domina aliada a seus gostos pessoais. Há desenhistas que trabalham utilizando ferramentas digitais ( principalmente designer gráficos) e outros com materiais tradicionais de desenho (artistas de rua ou artistas que preferem um trabalho mais tradicional). Uma última dica, pesquise bastante e se informe sobre cada estilo, mesmo que a princípio ele possa não te interessar.

…continua no próximo post…

PARTE 1/PARTE 2/PARTE 3/PARTE 4/PARTE 5

2 comentários sobre “Sou desenhista e quero ganhar dinheiro trabalhando como freelancer, e agora? – Parte 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *