PARTE 1/PARTE 2/PARTE 3/PARTE 4/PARTE 5
Vendendo seu trabalho
Você deve estar pensando “O quê? Vender?
Isso mesmo, ainda que isso não esteja claro para você, refresco sua memória agora, freelancer também precisa saber vender. É isso que iremos focar neste post.
Antes de tudo, sorria!
Não, você não está sendo filmado, você está sendo medido. São pequenos detalhes que se não forem considerados, poderão levar a sua venda para o fracasso. Sorrir sem exageros sempre ajuda a quebrar o gelo e a transmitir boas intenções a outra pessoa. Procure ser bem humorado.
Esteja bem apresentável
Não precisa sair de terno, apenas cuide do seu visual. Como disse anteriormente, você está sendo medido.
As informações precisam estar na ponta da língua
Como vendedor você precisa apresentar seu trabalho e mostrar as vantagens que o mesmo pode oferecer a seu cliente; mas, para isso estude o seu trabalho e seus serviços, para que posteriormente você tenha clareza ao apresentar as possíveis vantagens a um potencial cliente. Um bom vendedor não é o espertinho da vez que manipula uma pessoa e a faz comprar seu produto, mas sim aquele que identifica a verdadeira necessidade do cliente e oferece o melhor produto ou serviço correspondente. E não adianta querer forçar nada, inventar uma necessidade que não existe pode “queimar o seu filme”. Trate o seu cliente como um amigo, atendo-lo da melhor maneira. Isso vai fazer com que ele futuramente procure-o novamente.
Conhecendo seu trabalho
Primeiramente, seu trabalho é bom suficiente para que as pessoas interessem nele? Isso é importante porque pode interferir e muito na sua venda; até para o vendedor comum que irá oferecer produtos de baixa qualidade, ele vai “ralar” mais para falar sobre o que vende. Além disso é necessário que as informações tanto solicitadas por ela quanto as que você pretende passar precisam estar bem claras para serem transmitidas. Por esse motivo, identifique se:
- Quais motivos uma pessoa teria para adquirir um trabalho seu?
- Quais alternativas de preço e trabalhos você possui?
- Onde ou em quais ocasiões ela irá usá-lo?
- Você pode dar um desconto?
- Você pode dividir o valor?
- Quais formas de pagamento você trabalha?
- Você conhece previamente algumas necessidades ou gostos dela?
- Você possui portfólio com fácil acesso para apresentá-lo?
- Você possui um cartão de visita para deixar um contato seu?
- Você está preparado para tomar nota sobre o seu contato?
- Você está antenado nas modas e datas comemorativas?
- Você articula bem e possui flexibilidade para realizar um boa venda?
Eu particularmente não possuo natureza de vendedor e sim de artista, mas já me desenvolvi bastante neste sentido, permitindo-me a realização de boas vendas. Tenho muitas dificuldades que ainda preciso trabalhar, mas isso todos têm, o importante é saber que você precisa focar bastante neste aprendizado, seja lendo, trocando idéias com quem vende, fazendo cursos e principalmente vendendo.
Dicas:
- Coloque-se no lugar do cliente e veja em quais trabalhos e opções você ficaria satisfeito, é um ótimo exercício.
- Os seus parentes, amigos e vizinhos são ótimos contatos, comece por eles e deixe-lhes com um cartão de visita seu. Estas pessoas que possuem um vínculo maior com você são as mais eficazes para contratar ou indicar seus serviços.
- Não vá fazer cara feia porque não conseguiu fechar uma venda com seu cliente, isso gera uma má impressão e demonstra que você é um grande interesseiro. Pode ser que esta venda seja consolidada em uma outra oportunidade.
- Ele ficou de te dar uma resposta? Espere o prazo combinado, caso não tenha ligado, ligue de volta. Muitas vezes as vendas são efetuadas no segundo contato.
Para que você tenha um bom começo, vou deixar 2 livros sobre vendas que podem com certeza lhe ajudar a dar um salto. O resultado vai depender do quanto você consegue aplicar, mas estes livros abordam o tema com muita mestria.
Seu cliente pode pagar mais – Esse livro é muito bom, um grande achado. Ele ensina como valorizar o produto e agregar valor da forma correta, fazendo o cliente mudar o esquema de pedir descontos para ver seu produto com o valor que verdadeiramente têm. Do autor Ian Brooks.
Como tornar-se um campeão de vendas – Esse livro é do Celso Scrabe, excelente vendedor que explica como pequenos detalhes podem fazer a diferença na hora de apresentar um produto e principalmente a sua pessoa.
…continua no próximo post…
16 comentários sobre “Sou desenhista e quero ganhar dinheiro trabalhando como freelancer, e agora? – Parte 5”
Sou bem novo ainda mas planejo trabalhar na área. Muito obrigado Mateus!
Disponha Fonseac! Sucesso!
Amigo Mateus Machado,muito boas as suas dicas de como ser um desenhista freelancer!!! Gosto de desenhar,participo de muitos grupos no Facebook de desenhistas e quero lançar um blog de aulas gratuitas de desenho e pintura!!! Estou passando por problemas financeiros,mas ,vou me esforçar e dar a volta por cima!! Obrigado por suas dicas,vou comprar uma pasta portfólio A4(pensei que fosse A3) ,eu trabalho com o modelo tradicional,lápis e papel e tinta!!!Um abraço!!! Otto Arthur 😃😃😃😃😃
Obrigado Otto! Que bom que gostou do nosso material.
Sim, esse momento é complicado para muita gente; mas, a crise também é uma oportunidade para dar um salto.
Isso aí, a pasta é um boa alternativa, compra sim.
Um abraço cara!
Legal Mateus… gostei de toda materia, parabens e sucesso p/ voce e todos.
Obrigado Ciafrino! Sucesso pra você também!
Boa noite Mateus,
Parabéns pelo post. Me ajudou muito.
Tenho 26 anos e já tenho uma profissão porém gostaria de ampliar minha renda. Depois de fazer alguns desenhos para alegrar nossa sala no trabalho, meus colegas começaram a me incentivar a investir nesse meu lado artístico. Seu post já me deu um ótimo direcionamento dos pontos que devo analisar antes de iniciar essa aventura.
Muito sucesso a vc.
Abraços.
Que bacana Patrícia! Fico feliz que tenha gostado!
Tem uns pontos legais e outros que podem parecer bem pessimistas no post, mas é justamente para isso que você percebeu, ajudar a lhe dar um direcionamento.
Desejo sucesso a você também! Obrigado pelo comentário! Abraço!
Depende muito de você Leandro. Tem casos de desenhistas que começaram aos 50 e se tornaram referência. Ter sucesso com desenhos depende muito da força de vontade de cada um.
Trabalho numa área que não me dá nenhum prazer…gostaria muito de trabalhar só com desenhos, sou retratista, mas como já estou com 40 anos será bem mais difícil.
sou projrtista de interior, armarios estantes banheiros e cozinhas estou recuperando me de uma cirurgia em casa e queria trabalhar em casa durante esse tempo.sera que pinta alguma coisa^? sou do rio de janeiro.
adorei saber que posso ganhar dinheiro com uma coisa que gostode fazer!! desenho é a unica coisa que me faz esquecer os problemas e também pelo fato de estar desempregado seria uma benção de deus se eu resolve-se este problema com uma coisa q gosto!!!! valeu através da leitura criei novas esperanças
bom no momento estou desempregada tenho 2 filhos por isso não posso trabalhar acabei de sair de uma separaçaõ a unica soluçaõ que consigo me manter são dos meus desenhos!!!
Olá Edi Carla,
Parabéns, manter-se de desenhos não é uma tarefa fácil. Continue assim.
Oi, bom dia. Eu queria saber como faço para eu postar meus desenhos nesse site, tipo para poder vender. Porque consegui vender muitos desenhos antigamente. Só que agora eu parei, não consigo mais vender os meus desenhos. Então eu queria uma ajuda para eu tentar vender meus desenhos novamente, obrigado pela atenção
Ronai, por enquanto ainda não reservamos espaço para o pessoal venderem seus desenhos; mas estamos pensando nessa possibilidade. Se resolvermos abrir esse espaço eu entro em contato com você pelo Facebook.