PARTE 1/PARTE 2/PARTE 3/PARTE 4/PARTE 5
O que é um Freelancer?
E um termo inglês utilizado para denominar o profissional autônomo, que capta e atende seus clientes de forma independente. É uma tendência que têm crescido no mercado de jornalismo, propaganda, web, design, tecnologia da informação, música entre muitos outros.
O que eu preciso saber inicialmente ?
Para aqueles que esperaram ganhar muito dinheiro com desenho, já vou avisando; é difícil viver disso. Conheço muitos amigos que desistiram desta carreira; não só pela dificuldade de aprender esta arte como de apresentar o seu trabalho a pessoas que não enxergam o devido valor da arte. “Agora você deve estar pensando: – Poxa Mateus, vim aqui ler este post com muita expectativa, esperando que você me motivasse.” Mas isso faz parte, estou apenas lhe alertando para que esteja mais consciente deste trabalho; o que você precisa agora é de um direcionamento e qualificação. O que não podemos ser, é pessimistas, nem otimistas demais; mas sim, realistas; procurando ver as coisas como elas realmente são.
O importante, é que você descubra, onde deve estar; onde sua atuação lhe levará ao sucesso. Você, assim como as demais pessoas são especiais, a pesar de diferentes quando tratamos de naturezas e características; mas cada uma carrega internamente uma grande potência, e por isso o dever de cada uma é se autoconhecer, procurando saber onde ela pode expressar o grande potêncial que têm.
Autoanálise
Antes de querer ser um desenhista de sucesso, você precisa avaliar se possui condições mínimas para tal; só ter habilidade com o lápis, não define que você será um profissional de sucesso, há coisas mais importantes no decorrer do caminho. Por isso identifique, se:
Você realmente gosta de desenhar?
Se sim você têm uma grande chance. Se não gosta, procurou este artigo respondendo algum estímulo externo, vindo de algo que te fez pensar mais em ganhar dinheiro que no seu sucesso. É necessário gostar de desenhar para conseguir superar dificuldades e esticar limites. Conheço pessoas que fazem trabalhos maravilhosamente bem, mas não possuem muito gosto pelo negócio.
Você sabe desenhar bem?
Se sim, já é um grande passo. Caso não desenhe bem, precisa avaliar o que lhe falta e buscar a qualificação adequada para chegar aonde realmente precisa. Você precisa desenhar num nível aceitável ao público que você pretende atender, não dê “murro na ponta de faca”.
Existe um estilo que você têm mais interesse em trabalhar?
Todo desenhista tem uma inclinação para um determinado estilo; uns vivem pelo mangá, outros pelo desenho de retrato, uns querem fazer outros rirem com as caricaturas, etc. Identifique qual é a sua praia, onde naturalmente busca se especializar. É claro que cada estilo que você resolva trabalhar, vai ter o seu preço; mas, se você está onde deve estar, não há dificuldade que te segure.
As pessoas gostam do seu trabalho? Elas gostariam de ter um trabalho seu?
Se as pessoas gostam e até encomendam alguns trabalhos seus é um ótimo indicativo que o seu trabalho está sendo reconhecido. É claro que se seus trabalhos não são vistos, não há como medir isso, você precisa mostrar o seu trabalho para saber a reação das pessoas.
Onde você trabalha com isso há demanda?
Às vezes as pessoas gostam do seu trabalho, mas a demanda é pequena e não paga os seus gastos; ou ainda porque há baixa procura do estilo de desenho que você está oferecendo. Há casos que o artista pode optar em ir até o cliente, como é o caso de desenhistas que preferem criar blogs/sites para expor seu portifólio e oferecer seus serviços pela internet, e ainda outros que preferem ir as ruas ou na beira das praias; lugares onde podem encontrar clientes potenciais. Se definitivamente, não há demanda para o tipo de serviço que optou seguir, mesmo utilizando o meio adequado, não há o que fazer.
Você sabe vender os seus produtos ou serviços?
Está aí um das coisas mais importantes; se você acha que só pelo fato mandar bem no desenho os clientes irão vir atrás de você, está enganado. Eis um dos pontos principais que precisarão ser corrigidos, se você quer obter bons negócios, precisa buscar qualificação e aprender vender. Não se aflija se este é um problema sério, há uma solução para ele.
…continua no próximo post…
17 comentários sobre “Sou desenhista e quero ganhar dinheiro trabalhando como freelancer, e agora? – Parte 1”
Boa tarde,
Preciso de freelancer para fazer o storyboard de um animação de 3 minutos.
Contato: cleyton.santos.sousa@gmail.com
Att
Cleyton Sousa
Preciso de freelancer para desenhos de bordados para confecção…
Filigranas, florais….laser..etc
mobianchi@gmail.com