Em virtude do sucesso que foi nosso post de ontem (no Facebook), resolvi fazer um post no site referente ao outro lado da moeda, relacionado as perguntas e comentários bestas feitos a desenhistas.
Dessa vez eu deixo algumas sugestões de resposta para você desenhista, e que com certeza não são para dar a qualquer pessoa, mas para aquelas inconvenientes que sabem muito bem como nos torrar a paciência. E como diz o ditado; “quem fala o que quer, ouve o que não quer”… Confira!
#1 – Pedido de desenho sem noção
“Me desenha?”
Resposta: Em que técnica e estilo você precisa, desenho realista ou caricatura? Vai ser à lápis de grafite ou colorido? Preciso destas informações para lhe passar um orçamento. Qualquer coisa você pode me enviar mais detalhes por email.
Obs.: Os detalhes técnicos que especificou elevará a seriedade da conversa, e se a pessoa estava pensando em lhe pedir um desenho de graça, as chances vão cair depois da resposta; mas, você ainda poderá ouvir a seguinte pergunta…
“Tem que pagar?”
Resposta: Quando você pede um pão na padaria, os funcionários lhe entregam o pão de graça? Porque seria diferente com um desenhista, se a gente também trabalha?
“Mas você faz isso rapidinho. É só uns tracinhos!”
Resposta: Você não paga só pelo tempo que eu gasto, no preço está embutido: gastos com materiais, minha experiência, meus anos de dedicação ao desenho e o gasto com meus cursos de desenho. Graças a tudo que enfrentei, superei e gastei, consigo fazer em minutos aquilo que você não consegue em dias. O meu talento tem valor sim senhor.
You win!
#2 – Infeliz especulação
“Como assim!!! Você cobra pelos desenhos que faz???”
Resposta: Sim, mas eventualmente eu posso fazer algum desenho de graça para alguma instituição ou até mesmo para uma pessoa especial. Mas, por que eu não cobraria?
“Ah cara, mas desenhar é coisa de criança.”
Resposta: Como diversão e para fins didáticos também é; mas, hoje eu sou adulto e trabalho com isso. É diferente. As crianças também brincam de médico, pedreiro, carpinteiro, etc., e nem por isso o trabalho desses profissionais saem de graça. Sinto muito “amigo”, mas você está mau informado.
You win!
#3 – Preconceito
“Desenhista profissional? Fala sério!!! Você só desenha ou trabalha também?”
Resposta: Graças a meu esforço e talento, consigo pagar minhas contas. Seu preconceito é tão grande, que não se tocou que a nossa volta estão inúmeros produtos que tiveram o design elaborado por um desenhista. O desenho da sua camiseta, o design do seu tênis, short e relógio, são frutos do esforço de um desenhista. Cara, sabe o que não é trabalho e não dá dinheiro? O seu preconceito.
You win!
#4 – Proposta indecente
(Caso 1)
“Faz um desenho assim cara, preciso dele para semana que vem.”
Resposta: Primeiro preciso verificar minha agenda e ver se consigo te entregar até lá. Também preciso de mais detalhes para lhe passar um orçamento.
“Que dinheiro cara! Seu desenho vai para um livro que estou escrevendo, você vai ficar famoso!”
Resposta: Desculpa “amigo”, barganha não é comigo. Só aceito pagamento em dinheiro, cheque ou depósito. Mas na boa, você tem o hábito de fazer isso no comércio?
“Claro que não! Você não está entendendo, milhares de pessoas verão seu trabalho!”
Resposta: Isso poderá ser uma consequência do seu trabalho se ele realmente for bom, mas pode acontecer de não vender nada. De qualquer modo, eu não trabalho em troca de divulgação. Torno a dizer, assim como no comércio, só aceito pagamento em dinheiro, cheque ou depósito.
You win!
(Caso 2)
“Ae cara, que tal fazer umas caricaturas no meu restaurante neste final de semana?”
Resposta: Você vai pagar por todas caricaturas solicitadas ou será um serviço que poderei oferecer dentro do restaurante?
“Que pagar cara, precisa disso não. Vai ser ótimo para você, pois assim você divulga seu serviço!”
Resposta: É né… Depois dessa vou aproveitar e convidar você e seus funcionários para servirem a festa de aniversário do meu filho.
“Opa! Vai ser bacana! Pode deixar que até faço um precinho camarada.”
Resposta: “Que pagar cara, precisa disso não. Vai ser ótimo para você, pois assim você divulga seu serviço!”
You win!
9 comentários sobre “Sugestões de resposta para perguntas e comentários bestas feitos a desenhistas”
Tem uma moça no Facebook chamada Polly , fiquei boba como ela não cobra pra fazer desenhos lindos, todos realistas, um desperdício de talento, se desvaloriza , isso é ruim pq tira os méritos de gente que ganha seu salário através de seus desenhos e ilustrações. Triste
HAHAHAHAHA mto boas as respostas! anotadas.
Claro Mateus Machado, quando a pessoa realmente quer um trabalho ou tem interesse, eu percebe curiosidade no tom de voz, ae eu converso melhor com a pessoa e tento vender meu peixe kkkkkkkkkkkkkkkkk.
Isso aí Thiago!…kkkk
ri demais! rsrs
KKKKKKKKKKKKK
ri muito agora.
toda vez que uma pessoa vem dizendo: Me desenha!!!. eu logo respondo, me mande sua foto para meu email, que eu faço um orçamento e lhe passo mais detalhes sobre o pagamento.
eles mudam logo de assunto.
Hahaha! Boa Thiago!
Não sei você, mas quando ouço essa pergunta, só pelo jeito da pessoa e o tom da pergunta já sei se o pedido de desenho de graça é iminente.
Pois é Jessíca. Pode ter certeza que mesmo depois de se tornar profissional no desenho, vai ver que não irá mudar nada; parece até que estas perguntas são eternas! rsrs
Rí demais e com certeza usarei essas respostas!
Infelizmente é isso que acontece mesmo.
Ainda que eu não seja profissional nem tão pouco trabalhe nessa área ainda me esforço pra progredir e o desmerecimento que recebo é enorme. Quantas vezes não ouvi várias dessas?
Quero ver se alguém vai ter coragem de continuar a conversa depois dessas respostas!
Muito bom.