Se você já tem algum projeto artístico na gaveta, ou quase saindo do forno, prepare-se, porque o Itaú Cultural lançou um edital que promete dar uma bela ajuda aos selecionados!
Como o Rumos Itaú Cultural está chegando aos 20 anos e o Itaú Cultural aos 30, resolveram celebrar as datas lançando um edital, e recomeçando a constante busca pelo rumo da arte e da cultura brasileiras.
Segundo o próprio site do Rumos Itaú Cultural, o projeto teve um dos pioneiros dos editais públicos no país, onde ultrapassou os 52 mil projetos inscritos vindos de todos os estados brasileiros e do exterior. Contemplou mais de 1,3 mil propostas, que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa. Assim os trabalhos de todas as edições foram vistos por mais de 6 milhões de pessoas.
No site eles até apresentam muitas informações e esclarecem bem a proposta, e por isso neste post vou focar em apresentar apenas as informações principais; e óbvio que, para os interessados, todas as dúvidas e questionamentos, serão melhor atendidos pela equipe deles e no site oficial.
Qual é o período de inscrição?
De 29 de agosto de 2017 (00h01) a 3 de novembro de 2017 (23h59) – horário de Brasília.
Como me inscrever?
As inscrições são gratuitas e efetuadas exclusivamente pelo site rumositaucultural.org.br.
Para se inscrever:
- Acesse o site, crie um usuário e uma senha. Concluída essa etapa, você receberá uma resposta no e-mail cadastrado e poderá acessar o formulário de inscrição.
- Clique em “Salvar” para guardar as informações cadastradas no formulário. Elas não serão salvas automaticamente, apenas com esse comando.
- Finalize o preenchimento integral do formulário, anexe os arquivos e conclua o projeto. Certifique-se de que está tudo correto e clique em “Enviar”.
A inscrição será enviada eletronicamente e o sistema apresentará a mensagem “Inscrição no programa Rumos concluída com êxito”.
Importante – Após o encerramento das inscrições, não será possível acessar o sistema ou efetuar nenhuma modificação no projeto.
Atenção!
- Não deixe o formulário incompleto ou sem os anexos obrigatórios.
- Preencha todos os campos do formulário.
- É obrigatório enviar na forma de anexo o orçamento do projeto e o cronograma de execução.
- É importante ser claro ao transmitir as ideias e os objetivos.
- Busque detalhar itens como conceito, planejamento, viabilidade técnica, logística e produção-executiva, pois isso garante melhores condições para a análise da comissão de seleção do Rumos Itaú Cultural.
- Ao clicar no botão “Enviar”, a proposta será definitivamente encerrada, sem possibilidade de alteração.
- Lembre-se de que, até o término do prazo das inscrições, o sistema permite a consulta ou a alteração das informações do formulário. Antes do término do prazo (ou até que se clique em “Enviar”), também é possível imprimir ou salvar as informações do projeto para seu arquivo pessoal.
- O Itaú Cultural não terá nenhuma responsabilidade por inscrições que não sejam concluídas nas últimas horas do dia 3 de novembro devido a um possível congestionamento do sistema.
- Não serão considerados válidos projetos ou materiais entregues pessoalmente, enviados por e-mail ou pelo correio.
O Itaú Cultural não fornecerá cópias nem devolverá nenhum conteúdo ou material utilizado para a inscrição.
Posso anexar arquivos à minha inscrição?
Sim. Você poderá incluir a seu critério arquivos que sejam importantes para a compreensão do trabalho ou projeto: imagens, músicas, audiovisuais, desenhos, textos, descrições técnicas, roteiros etc.
O orçamento deverá ser obrigatoriamente enviado em uma planilha (no formato Excel, por exemplo).
Cada um dos anexos pode ter o tamanho máximo de 10 megabytes, e serão aceitos apenas os formatos:
- áudio – .mp3;
- textos – .doc e .pdf;
- vídeos: links do Vimeo ou do YouTube (links para vídeos com acesso restrito precisam informar no formulário de inscrição senha válida até o dia 29 de maio de 2018);
- imagens: somente .jpg ou .png.
Importante – Os anexos não dispensam o preenchimento de todos os campos do formulário de inscrição.
O Itaú Cultural não se responsabiliza por falha de comunicação, de ordem técnica ou congestionamento no sistema, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados ou o upload de arquivos.
Como saber se minha inscrição foi aceita?
Você receberá uma confirmação no e-mail cadastrado (lembre-se de verificar, inclusive, a caixa de spam). Caso não a receba, entre em contato: rumos@itaucultural.org.br.
Importante – O Itaú Cultural não fornecerá cópias nem devolverá nenhum conteúdo ou material utilizado na inscrição. Por isso, não esqueça de salvar e/ou imprimir o projeto.
Quem pode participar do Rumos Itaú Cultural?
- Pessoas jurídicas e entidades de natureza privada com sede no Brasil, com ou sem fins lucrativos, regularmente constituídas, inscritas nos órgãos competentes, com os documentos sociais (contrato social, alterações, estatutos e atas) atualizados e registrados e aptas a firmar contratos e a emitir documentos fiscais.
Exemplos: empresas Ltda., Eireli, EPP, MEI, EI, organizações sociais (OS), organizações da sociedade civil de interesse público (Oscips), organizações não governamentais (ONGs), associações de amigos, associações civis, fundações privadas e similares. - Pessoas físicas com idade mínima de 16 anos completados até o último dia de inscrição, hipótese em que, salvo se emancipadas, deverão indicar na ficha de inscrição o dado dos pais ou dos representantes legais.
- Duplas, trios, coletivos ou grupos, ainda que não constituídos juridicamente, hipótese em que o responsável pelo preenchimento do formulário de inscrição deverá estar apto a representar os demais.
- Contemplados em edições anteriores do programa Rumos, desde que já tenham concluído a execução de projetos contemplados.
Estrangeiros podem participar?
Sim. As inscrições serão apenas como pessoa física, e essas pessoas poderão ser proponentes ou ainda integrantes em duplas, trios, coletivos ou grupos nos quais participem ou não brasileiros.
Importante – Em qualquer hipótese, é obrigatório que o projeto inscrito trate da arte e da cultura brasileiras, e serão aceitas somente inscrições em português e com orçamento em moeda brasileira (real).
Quais projetos podem participar do programa Rumos?
Projetos ou trabalhos sobre arte e cultura brasileiras em qualquer expressão artística e/ou intelectual, apresentados e/ou desenvolvidos em qualquer tipo de suporte, formato, linguagem artística ou mídia.
O programa Rumos não exige contrapartida e essa questão não será critério de seleção; portanto, não inclua oficinas, workshops, ações de marketing ou qualquer atividade assemelhada se isso não tiver real relação com o projeto.
Quais são as modalidades do programa?
O programa Rumos contempla as seguintes modalidades de projetos:
- a. Criação e Desenvolvimento – concepção e/ou desenvolvimento de projetos artístico-culturais;
- b. Documentação – organização e preservação de acervos relacionados com a arte e a cultura brasileiras;
- c. Pesquisa – desenvolvimento de pesquisas em arte e cultura brasileiras.
Seu projeto poderá ser inscrito em uma ou mais modalidades acima.
Qual é o valor máximo de recursos por projeto?
Não há valor mínimo ou máximo para os projetos. O orçamento deverá sempre ser elaborado em moeda nacional (real) e contemplar a realização plena do projeto inscrito, com todas as etapas e os itens necessários: serviços, materiais e bens, entre outros itens, além dos valores a ser pagos para licenciamento de direitos autorais.
Os orçamentos deverão incluir o valor de toda a carga tributária estimada incidente no projeto.
Quando será divulgado o resultado?
Até o dia 28 de maio de 2018, o resultado será comunicado aos contemplados por telefone e/ou e-mail.
A relação de projetos contemplados também será divulgada pela imprensa e no site do Itaú Cultural (itaucultural.org.br).
Outras informações
Questões não previstas no presente documento serão avaliadas e decididas sob exclusivo critério da comissão de seleção do Rumos Itaú Cultural.
O ato de inscrição implica automática e plena concordância com os termos deste documento.
Dúvidas podem ser esclarecidas no site itaucultural.org.br/rumos ou no e-mail rumos@itaucultural.org.br.
Está aí uma excelente oportunidade. E se você for participar, eu lhe desejo boa sorte!