Uma característica típica de um desenhista, seja de histórias em quadrinhos, charges ou até mesmo aquele que desenha pelo puro prazer de desenhar, e a facilidade de se concentrar em uma ideia ou imagem vinda repentinamente à sua mente, causada por uma inspiração, quer por sua vez pode vir dos lugares mais estranhos que se possa imaginar. Qual desenhista nunca ficou parado diante de um rótulo ou produto no supermercado, tentando associar aquele imagem à uma aplicação em um desenho ou personagem que vinha atormentando seus pensamentos? Passar algum tempo ali parado olhando para aquela tampinha do catchup ou do shampoo que tem a forma perfeita para um robô ou nave espacial que você estava procurando para a sua história. Realmente para muitos esse comportamento torna-se incompreensível e por muitas vezes e tomado como piada, e você acaba passando por uma pessoa desligada ou que vive no mundo da lua, por um lado até concordo, somos diferente sim, mas com o tempo você passa a entender e aceitar que seria praticamente impossível para os leigos dessa rara arte que se chama criatividade, entender esse tipo de comportamento tão fora dos padrões convencionais.
Mas não se preocupe, você não é o único a conviver com este tipo de relação com aqueles não entendem onde você estava enquanto eles tentam inutilmente se comunicar com você. Afinal desenhista é desenhista, e não tem como mudar isso, somos como eles dizem “viajões”, nossa mente criativa e apaixonada nos permite essa habilidade.
E falando em habilidade, existe uma outra prática comum aos desenhistas, que é tirar formar de objetos sem formas, como? Vai dizer que nunca viu um rosto numa rocha ou nuvem? Eu por exemplo já criei vários personagens com base em forma que surgiram a minha mente vindas de um nó em uma tábua, e até mesmo de um pano molhado jogado no chão. Pode parecer ridículo, mas a imaginação trabalha conosco de forma surpreendente e nos leva a lugares nunca imaginados antes. Ai vem aquele mal informado e diz: Ah o cara na maior viagem! E eu respondo desenhista que é desenhista não precisa de subterfúgios para viajar, é um talento natural daqueles que amam o que fazem.
Desenhista já nasce desenhista?
Essa é a grande pergunta que não quer calar, e por muitas vezes, motivo de polêmica de diferentes opiniões, cada um defende aquela categoria que julga pertencer, seja por mérito ou achismo. Eu na minha humilde opinião como desenhista desde uma infância repleta de rabiscos, acho os desenhistas podem não nascerem desenhistas, mas nascem sim com uma sensibilidade visual ou crítica, com um grau de profundidade, mais intenso que aqueles não se interessam pelo assunto, muitos desenhistas desenvolvem seu talento depois de adultos, e passam a praticar e aprimorar cada vez mais sua habilidade. Ou seja, nem eles sabiam que poderiam vir a ser desenhistas.
Aprender é uma virtude pertinente a qualquer ser vivo, você concorda? Os animais aprendem, a adaptação de certas plantas aos ambientes é um aprendizado, aprender é adaptar-se a uma outra realidade antes não conhecida.
Conclusão: Se você está lendo lendo este texto, então você é desenhista! Mesmo que nunca tenha desenhado na sua vida (será que existe alguém que nunca desenhou na vida?), por que você teve interesse no assunto, esse tema lhe agrada, você está num site relacionado a desenho, então você também é um desenhista, e assim como um halterofilista faz levantamentos de pesos para fortalecer a musculatura, resta você pegar um papel e um lápis e fortalecer sua criatividade! Ótimos desenhos à todos.
19 comentários sobre “Você é mesmo um(a) desenhista?”
cara eu to tão entusiasmado q acho q não vou parar de escrever oq sinto
eu achava q eu era o único besta q fica enxergando formas onde “não” existia! na realidade eu sou um cara q desenha porem não compartilho agora q achei este blog fiquei mesmo animado!
Cara eu fiquei de cara com este blog tipo, eu ate to sem palavras. tem vez q eu fico viajando em um simples piso do banheiro e consigo enxergar… dragões, rostos de orcs, personagens de diversas formas e tipo eu nunca fumei um back na vida pra ver isto tudo. cara agora lendo estes posts eu reencontrei o desenhista q ha em min, mas detalhe preciso de vamos dizer de um óleo para tirar as ferrugens e de novas técnicas. Para isto preciso da ajuda de vcs do blog q por acaso acabei encontrando
por acaso e ficando insanamente louco pra conhecer mais!
Eu tenho 37 anos, desenho desde os 05 anos. E, nunca vi até hoje esplicações tão diretas e certas como as que li aqui! não sou um bom desenhista, mas ganho algum com fazendo o que sei fazer, ouvindo aquelas mesmas perguntas chatas e sempre sendo incompreendido criticado e tido como chato, estranho e etc… Mas, hoje compreendo por que isso é assim, EU SOU UM DESENHISTA!!!!!!
Eu já desenhava desde muito pequena mas sem muito entusiasmo. Foi assistindo animes no ano 2000 e graças à revista Desenhe e Publique Mangá que eu percebi que era aquilo que eu queria pra minha vida. Quadrinhos são tudo pra mim na arte de desenhar.
Já eu, sempre vejo formas em telhados e cerâmicas. Se eu observar por muito tempo, vejo o forma tomando movimento e se transformando em outro desenho.
Tenho 57 anos gosto de desenho desde criança abandonei por várias vezes e agora estou retornando novamente, sinto que meus traços estão melhorando,gosto do desenho realista me preocupo com detalhes, mas nada de hiper-realismo,aliás, não concordo muito com esse termo penso que o desenho pode ser e realista ou não, se considerar o desenho hiper-realista a fotografia então é o que? Mega realista? mas enfim é só uma opinião, gosto muito deste site, e sempre estou navegando por aqui às vezes buscando informações, espero que desta vez eu não abandone mais o prazer de fazer os meus rabiscos
eu ja criei um personagem apartir de uma forma que eu vi em uma mancha de pasta de dente na pia do meu banheiro kkk loucura nao?
Gostei do texto.
Sou meio autodidata e com o passar dos anos conclui que a habilidade nata de um desenhista é ver o mundo de maneira diferente.
Gostei do que vc escreveu sobre ver formas onde não há nada, pois acho que esse é um grande diferencial.
Nós vemos formas onde outras pessoas não vêem, vemos a geometria de um objeto onde as pessoas só vêem a complexidade da forma final.
A habilidade nata existe, é óbvio, é essa de ver diferente, mas a mão aprende a transportar isso pro papel após horas infindáveis de treino, e o olho pode e deve ser treinado também!
Por isso digo que todos podem aprender!
Parabéns por explanar isso tão bem!
Que texto tocante. Realmente às vezes até eu me acho doida quando fico imaginando desenhos em “formas sem formas”, observo texturas de paredes e fico imaginando personagens, pessoas… Até observando o céu, as nuvens, percebo as formas diferentes que elas formam. E são as formas sem formas que me fazem ter criatividade e desenhar o que vejo.
eu desenho muito bem e vi esse site achei o conteudo incrivel