Você está realmente preparado para participar de um concurso de desenho?

Compartilhe!

Brazil Mangá Awards!*

Concurso Shonen Jump!*

Concurso de desenho Nestlê!*

Concurso de desenho Marvel!*

Grande parte dos desenhistas ficariam contentes com os concursos citados acima, não é mesmo? Pois é, tudo que se refere a competição nos induz  a querer participar, ainda mais quando é oferecido aquela mega premiação ou mesmo uma grande oportunidade relacionada ao desenho.

Competições como estas sempre terão vez, não só pela premiação como também por estimular em nós um de nossos instintos humanos; o instinto de competição. Na medida certa o extinto de competição é saudável, porque nos estimula a crescer e a nos lapidarmos de alguma forma; mas, também pode se tornar um problema quando é mal desenvolvido. Digo isso por inúmeras razões, até porque já promovi e participei de concursos de desenho, sendo assim, tenho uma boa bagagem para comentar sobre eventos desse tipo.

Quando você participa de um concurso, é óbvio que sua intenção é ganhar ou mesmo aprender e desenvolver algo; mas, daí lhe pergunto: “será que você está realmente preparado para participar de um concurso de desenho?”, grande parte das vezes a nossa preparação não está lá aquelas coisas. Há alguns pontos que são muito importantes, mas que muitos de nós acabamos deixando de lado, como os que vou comentar a seguir…

Qualidade técnica: Apresentar uma técnica artística de qualidade poderá lhe ajudar e muito em um concurso, pois ela é um dos principais critérios. Se atentar a isso acaba sendo o mais óbvio para a maioria dos desenhistas, mesmo que eles não tenham lá aquela habilidade; mas, o fato é que muitas vezes os desenhistas investem pesado em uma determinada técnica, mas acabam utilizando apenas o que acham que já conhecem para fazer seus desenhos, podendo assim resultar em um desenho pobre. Pode ser falta de habilidade ou mesmo falta de referência, por isso é importante usar o bom senso para avaliar se sua técnica está compatível com o nível do concurso, ou mesmo pesquisar mais sobre a técnica empregada para saber se o que você está fazendo irá atender o estilo ou a técnica referida no concurso.

Regulamento: Outro ponto a se levar em conta é a atenção quanto ao regulamento, veja que muitos que são distraídos não leem o regulamento com atenção, desembocando assim em uma má qualificação ou mesmo fracasso. Você pode fazer o melhor desenho da competição, mas se vacilar em algumas das regras, vocês está ferrado meu amigo (a), já era! Eu como organizador de concursos de desenho, já fui flexível algumas vezes na hora de aceitar algumas inscrições, mas nem todo mundo que organiza concursos é obrigado a aceitar inscrições que fogem do regulamento; afinal, estes descumprimentos geram uma série de transtornos para quem está promovendo o concurso. Pode ter certeza que a maioria irá lhe botar fora do concurso, caso viole alguma regra. Verifique sempre detalhes bem peculiares, tais como: faixa etária, meio de inscrição (correio ou correio eletrônico), técnica empregada (digital, artesanal, colorido, preto e branco, etc.), traço (mangá, cartum, figurativo, etc.), preenchimento completo da ficha de inscrição, grafia correta no preenchimento da ficha, número de participantes, entre muitos outros detalhes.

Ideia: Preste bem atenção na ideia! Lembro-me que certa vez, ao promover um concurso de desenho, um participante veio me questionar o por que de não tê-lo escolhido. Bem, o desenho dele era bem realista, e era óbvio que o cara desenhava muito; porém ele não se atentou às regras, fazendo assim um desenho realista com base a uma ideia que não se adequava a proposta do concurso. Ele ficou ainda mais revoltado ao ver que eu havia escolhido desenhos bem mais simples enquanto o dele, realista, havia sido desclassificado. A vaidade era tanta que ele não aceitava que seu desenho havia fugido da proposta do concurso.

Outra coisa, não corra para o óbvio (clichê), vá atrás do novo, que pode ser até procurando mesclar diferentes ideias e referências já utilizadas; originalidade em um concurso conta muito. Só tome cuidado para não “viajar na maionese” e inovar mais do que se deve.

Prazos: Verifique sempre o prazo de inscrição dos concursos e estabeleça metas. O brasileiro tem a fama de deixar tudo para última hora; em concursos isso não poderia ser diferente. Lembro das vezes que promovia concursos, e que recebia sempre mais desenhos nos últimos dias (principalmente nas últimas horas). Parece até que o povão gosta daquela adrenalina do último minuto. Mas na verdade isso não é uma boa ideia; veja que se por acaso você enviar algo errado, mas bem antes do prazo, você terá tempo de ser notificado e corrigir previamente; não é todos que irão lhe dar tempo de correção depois de encerrado o prazo. Como bem diz o ditado, “não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”.

Outra coisa, envios pelo correio podem demorar dias, e dependendo do caso é mais garantido apelar para o Sedex.

 

Resumindo…

Em um concurso de desenho nem sempre a técnica valerá mais do que a ideia, e vice versa. Leia sempre o regulamento ou tire suas dúvidas com o organizador do concurso. Mais vale um simples desenho dentro das regras do que um desenho hiper-realista que não atenda o que foi solicitado. Esteja sempre atento a qualquer detalhe, o descumprimento de uma regra simples poderá lhe levar facilmente para a desclassificação. Fique sempre ligado a todos os detalhes para não se decepcionar na última hora.

Então é isso pessoal, até mais!

* Obs.: Os concursos citados acima são apenas menções ilustrativas. Mesmo que alguns realmente existam, não estão valendo atualmente.

2 comentários sobre “Você está realmente preparado para participar de um concurso de desenho?

  1. olha,sempre queria participa de copetição com premios porque gosto muito de desenha e isso ninguem muda,de mim faço vario tipos de denho mas dependendo do desenho mas se vc me de uma imagem eu tento desenha e quando eu, tento fica perfeito !!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *