É impressionante como algumas pessoas conseguem desenhar tão bem enquanto outras que mesmo insistindo, mal desenham um boneco palitinho. Diante dessa situação ainda vejo pessoas se queixarem de seu péssimo desempenho ao tentar desenhar, dizendo que não possuem jeito, que isso é só para quem tem o dom. Assim elas se desmotivam, e resolvem não praticar mais.
O que a maioria não sabe, é que elas utilizam somente o hemisfério esquerdo do cérebro, sendo que para desenhar devemos principalmente utilizar o hemisfério direito, é nele que estão contidas as ferramentas necessárias para desenhar.
Quem conhece desenhistas, sabem que eles possuem um jeito diferente de sentir e relacionar com o mundo. Na maioria das vezes são criativos, pacientes, detalhistas, sensíveis, divertidos, observadores, intuitivos, sem noção do tempo, entre muitas outras características.
Se você quer aprender a desenhar, precisa desenvolver estas e outras características, precisa se alinhar com elas e promovê-las. Ser um desenhista demanda uma série de novos hábitos e valores, não é simplesmente pegar no lápis e e copiar desenhos.
Daí você me pergunta… Como assim? Como que eu faço isso?
Um desenhista quando chega em um ambiente e gosta de alguma figura ou objeto, ele tende a querer memorizá-la, para futuramente desenhá-la. O mais interessante nisso é que ele a sintetiza de uma forma especial, que permite futuramente desenhar aquela figura sem ter de consultá-la novamente; uma maneira bem proveitosa de utilizar a memória para guardar imagens. Assim ele memoriza ângulos, associa detalhes a formas geométricas, busca orientação através de linhas, vê o desenho de maneiras diferentes, analisa espaços, proporções, etc.
Existem diversos profissionais que pesquisaram a fundo como funciona o cérebro. Assim temos como exemplo os pesquisadores da Universidade College London, que afirmam que pessoas que não desenham bem, normalmente não vêem o mundo como ele é; não têm uma clara percepção de cor, brilho, proporção, entre outros elementos de um desenho.
Além deles podemos citar o trabalho da educadora norte-americana Betty Edwards, autora do livro “Desenhando com o lado Direito do Cérebro”, que pesquisou e estudou o cérebro humano. Ela descobriu que para desenhar, seria necessário utilizar as modalidades do hemisfério direito do cérebro, o portador das modalidades criativa, imaginativa, inventiva, intuitiva, entre outras.
É por isso que nosso curso de desenho foca tanto em exercícios que estimulam o hemisfério direito do cérebro; e como sabemos, é esse o único caminho que transformam desenhistas leigos em grandes desenhistas. Para mais detalhes sobre essa metodologia, eu sugiro que você faça como os demais leitores do blog e confiram o nosso curso e nossas dicas; elas são um caminho que irá despertar o artista que mora dentro de você.
88 comentários sobre “Você não desenha bem? Saiba porque…”
Achei que nunca iria conseguir, sei que devo melhorar muuuuuuuito +
com essa lição do rosto feminino fiquei animada.
Obrigada
quando olho para uma imagem eu consigo desenha-la perfeitamente, mas quando a professora pede para criar eu não consigo desenhar nada arranco metade das folha do caderno e não consigo desenhar não sei porque mas da um branco.as vezes isso me da muita raiva!
Só corrigindo Mateus Machado , não seria a parte direita do cérebro a responsável pelas habilidades dos desenhistas ?
eu sei desenhar bem, digamos que eu sei usar meu cérebro pra desenhar, mas eu não sou aquele cara que desenha super bem, tenho 14, será que é falta de um curso ou tem uma parte de meu cérebro que eu não tenho um bom desempenho
Vinícius,
Técnicas e a prática de exercícios irão acelerar o seu aprendizado, é claro se o curso for bom. A maioria das pessoas possuem um potencial enorme, mas por não terem um direcionamento, ou seja, um curso; acabam não tirando proveito das modalidades do hemisfério direito do cérebro, responsável pelo desenvolvimento das habilidades do desenhista.
Acredito que encontrei o que procurava! Sempre consegui copiar perfeitamente qualquer desenho.Vamos ver se agora, conseguirei expor os que tenho guardados em mente!
otima aula , estou gostando !
“Na maioria das vezes são criativos, pacientes, detalhistas, sensíveis, divertidos, observadores, intuitivos, sem noção do tempo, entre muitas outras características.”
eu não tenho paciencia,mas o resto me define…e,acho que é por isso que desenho bem
não entendi nada! criem vergonha! oche!
o final: odiei
gente eu desenho bem mas não tão bem, me ensinem a desenhar!
muito interessante esse texto gostei muito