É impressionante como algumas pessoas conseguem desenhar tão bem enquanto outras que mesmo insistindo, mal desenham um boneco palitinho. Diante dessa situação ainda vejo pessoas se queixarem de seu péssimo desempenho ao tentar desenhar, dizendo que não possuem jeito, que isso é só para quem tem o dom. Assim elas se desmotivam, e resolvem não praticar mais.
O que a maioria não sabe, é que elas utilizam somente o hemisfério esquerdo do cérebro, sendo que para desenhar devemos principalmente utilizar o hemisfério direito, é nele que estão contidas as ferramentas necessárias para desenhar.
Quem conhece desenhistas, sabem que eles possuem um jeito diferente de sentir e relacionar com o mundo. Na maioria das vezes são criativos, pacientes, detalhistas, sensíveis, divertidos, observadores, intuitivos, sem noção do tempo, entre muitas outras características.
Se você quer aprender a desenhar, precisa desenvolver estas e outras características, precisa se alinhar com elas e promovê-las. Ser um desenhista demanda uma série de novos hábitos e valores, não é simplesmente pegar no lápis e e copiar desenhos.
Daí você me pergunta… Como assim? Como que eu faço isso?
Um desenhista quando chega em um ambiente e gosta de alguma figura ou objeto, ele tende a querer memorizá-la, para futuramente
Existem diversos profissionais que pesquisaram a fundo como funciona o cérebro. Assim temos como exemplo os pesquisadores da Universidade College London, que afirmam que pessoas que não desenham bem, normalmente não vêem o mundo como ele é; não têm uma clara percepção de cor, brilho, proporção, entre outros elementos de um desenho.
Além deles podemos citar o trabalho da educadora norte-americana Betty Edwards, autora do livro “Desenhando com o lado Direito do Cérebro”, que pesquisou e estudou o cérebro humano. Ela descobriu que para desenhar, seria necessário utilizar as modalidades do hemisfério direito do cérebro, o portador das modalidades criativa, imaginativa, inventiva, intuitiva, entre outras.
É por isso que nosso curso de desenho foca tanto em exercícios que estimulam o hemisfério direito do cérebro; e como sabemos, é esse o único caminho que transformam desenhistas leigos em grandes desenhistas. Para mais detalhes sobre essa metodologia, eu sugiro que você faça como os demais leitores do blog e confiram o nosso curso e nossas dicas; elas são um caminho que irá despertar o artista que mora dentro de você.
88 comentários sobre “Você não desenha bem? Saiba porque…”
Olha cara, não posso me julgar desenhista (profissionalmente) mas eu sempre tive talento. E não concordo com algumas coisas que tão aí. Por exemplo, dizer que, pra ser desenhista precisa de mudar uma série de fatores, nada a ver. Eu conheço algumas pessoas que começaram a desenhar depois de uma certa idade, e algumas eu até dei dicas, mas enfim, a maior de todas as mudanças que vc pode tomar é, dedicação e paciência. Acho que com isso não precisa de muita coisa mais.
Olá Guilherme,
Opiniões podem divergir mesmo, mas isso não é só uma explicação minha, isso é baseado em um estudo científico. Paciência e dedicação, como você mesmo citou são valores (é claro que outros valores também); quem não se alinha a eles, tem menas chances com o desenho. Mas além disso, há uma metodologia que precisa ser aplicada para que você desenvolva bons hábitos relacionados ao desenho, sem isso você não estimula o hemisfério direito. O que acontece na maioria das vezes, é que mesmo quem deseja bem, não consegue explicar o que acontece porque adquire a técnica sem se conscientizar do que está acontecendo, assim não sabem verbalizar o processo. Foi pensando nisso que Betty Edwards resolveu pesquisar, desenvolver e lançar o livro “Desenhando com o lado direito do cérebro”.
H
Legal
OLÁ MAS EU DESENHO BEM SOU CRIATIVA, MAS OUVI FALAR QUE PARA DESENHAR COMO LADO DIREITO DO CÉREBRO TEM QUE DESENHAR COM A MÃO ESQUERDA E EU DESENHO COMA DIREITA
VI UM VÍDEO QUE FALAVA QUE OS HEMISFÉRIOS DO CÉREBRO CONTROLAVAM A PARTE OPOSTA DO CORPO
Olá Raissa,
O fato de nascer desenhando com a mão esquerda ou direita não garante que você irá desenhar bem. Utilizar a mão esquerda para desenhar é apenas um dos artifícios que ajudam a estimular as modalidades do hemisfério direito (responsável pelas habilidades para o desenho), e assim vale para a mão que se usa menos (no caso dos canhotos). Cada hemisfério controla a parte oposta, você precisa equilibrá-los para assim ter um melhor aproveitamento. Se você desenha bem com a direita, é sinal que você já tem despertado o lado direito com alguns hábitos específicos. Eu mesmo sou destro e desenho com a mão direita, mas tenho hábitos diferenciados que ajudaram no processo, como escrever coma mão esquerda, pentear o cabelo com a esquerda, comparar espaços ao desenhar, agrupar figuras mentalmente, etc. No curso você irá entender melhor como isso funciona.
eu gostei legal
mais como assim
mas como assim
Sou professora de arte, e infelizmente as pessoas acham que todo professor de arte saber desenhar. Estou disposta a aprender a desenhar e adquiri o curso para iniciante. Estou muito otimista, espero que eu consiga.
mas como asim usar o lado direito do cerebro
Ola Bom eu não era muito boa em desenhos mas quando eu olhei esse blog nossa abril minha mente então quando mim espiro em um personagem em varias bonecas e etc nossa fica na minha mente e tento fase-lá e as vezes meu desenho fica maravilhoso pra mim!!!!!! amei esse blog a parti do dia que eu li esse texto nossa meu coração é só nas artes♥♥♥!!
Ai Ai preciso entrar em aula de desenho super rapido, pois estou cansada das pessoas falarem que nao sei desenhar