É impressionante como algumas pessoas conseguem desenhar tão bem enquanto outras que mesmo insistindo, mal desenham um boneco palitinho. Diante dessa situação ainda vejo pessoas se queixarem de seu péssimo desempenho ao tentar desenhar, dizendo que não possuem jeito, que isso é só para quem tem o dom. Assim elas se desmotivam, e resolvem não praticar mais.
O que a maioria não sabe, é que elas utilizam somente o hemisfério esquerdo do cérebro, sendo que para desenhar devemos principalmente utilizar o hemisfério direito, é nele que estão contidas as ferramentas necessárias para desenhar.
Quem conhece desenhistas, sabem que eles possuem um jeito diferente de sentir e relacionar com o mundo. Na maioria das vezes são criativos, pacientes, detalhistas, sensíveis, divertidos, observadores, intuitivos, sem noção do tempo, entre muitas outras características.
Se você quer aprender a desenhar, precisa desenvolver estas e outras características, precisa se alinhar com elas e promovê-las. Ser um desenhista demanda uma série de novos hábitos e valores, não é simplesmente pegar no lápis e e copiar desenhos.
Daí você me pergunta… Como assim? Como que eu faço isso?
Um desenhista quando chega em um ambiente e gosta de alguma figura ou objeto, ele tende a querer memorizá-la, para futuramente
Existem diversos profissionais que pesquisaram a fundo como funciona o cérebro. Assim temos como exemplo os pesquisadores da Universidade College London, que afirmam que pessoas que não desenham bem, normalmente não vêem o mundo como ele é; não têm uma clara percepção de cor, brilho, proporção, entre outros elementos de um desenho.
Além deles podemos citar o trabalho da educadora norte-americana Betty Edwards, autora do livro “Desenhando com o lado Direito do Cérebro”, que pesquisou e estudou o cérebro humano. Ela descobriu que para desenhar, seria necessário utilizar as modalidades do hemisfério direito do cérebro, o portador das modalidades criativa, imaginativa, inventiva, intuitiva, entre outras.
É por isso que nosso curso de desenho foca tanto em exercícios que estimulam o hemisfério direito do cérebro; e como sabemos, é esse o único caminho que transformam desenhistas leigos em grandes desenhistas. Para mais detalhes sobre essa metodologia, eu sugiro que você faça como os demais leitores do blog e confiram o nosso curso e nossas dicas; elas são um caminho que irá despertar o artista que mora dentro de você.
88 comentários sobre “Você não desenha bem? Saiba porque…”
aah, desculpe..
eu também iria dizer que sou destra e escrevo bem com a mão esquerda, o que isso significa? não intendi..
olá..
eu tenho 12 anos, desenho desde os 2 ou 3 anos sempre ameii desenhar eu nunca fui de copiar outros desenhos (contornando por cima) as pessoas dizem que eu desenho bem, só que eu não acho 🙁
eu sempre desenhei objetos animais etc.. mais nunca desenhei perfeitamente rostos de pessoas
Olá Mirelly! Desenhar sem copiar é um ótimo exercício e indício que você tem uma boa autonomia como desenhista. Escrever com a mão esquerda é um bom sinal, mas sugiro que você desenvolva aos pouco a ambidestria, fazendo coisas comuns do dia a dia, com a mão que geralmente não utiliza para fazer. Isso estimula as seu corpo a utilizar as modalidades do hemisfério direito do cérebro, permitindo que desenvolva ainda mais a sua capacidade de desenhar.
eu so paciente gosto muito de desenhos …….. =)
Não entendi ‘-‘ como faz pra usar o outro lado do cérebro? Buguei aqui gente ._.
Olá Dandani. Se você fizer o curso do blog vai entender como funciona. Na verdade são exercícios específicos que estimulam o hemisfério direito do cérebro, é também um jeito novo de fazer coisas simples do dia a dia de um jeito diferente.
blz então, vo testa ssaporra
Meu problema (segundo os que vêem o que desenho) não é “não desenhar bem”. Eu não consigo mais gostar do que eu mesmo desenho, começo e depois de um tempo perco o interesse para terminar e sempre largo o desenho. Desenho desde os meus 3 anos de idade e hoje tenho 16, se alguém souber de um jeito pra voltar a fazer isso por favor me ajude, era uma das únicas coisas que me desligava totalmente dos meus problemas e me fazia ter orgulho de mim mesmo. O meu problema não é (pelo menos não parece ser) falta de criatividade, nunca fui muito de copiar, sempre criei meus próprios desenhos, mas agora parece que tudo o que eu crio não atinge nem metade do que eu esperava. Por favor, se alguém puder, me ajude.
Olá Gabriel!
Em primeiro lugar reflita se você está com bloqueio criativo, se não for, atente ao que ei irei lhe dizer.
À medida que crescemos, vamos ficando mais críticos, o que faz muitas pessoas deixarem de desenhar. Dependendo da personalidade de cada um, a crítica pode ser tanta que o faz até deixar de praticar o desenho. Pode ser também que seu julgamento sobre seus desenhos esteja certo (em alguma medida), e que as pessoas estejam lhe bajulando; afinal, as pessoas às vezes tendem a elogiar o desenhista apenas para não aborrecê-lo e desmotiva-lo.
Quando somos mais novos acabamos fantasiando muita coisa, pois pensamos estar realizando as coisas muito bem, e quando amadurecemos o nosso senso crítico nos faz vermos melhor a realidade. Imagino que hoje você esteja gerando expectativas demais e que seu desenho talvez não seja tão bom quanto as pessoas dizem. Se você realmente gosta de desenhar, vai valorizar a prática e aceitar melhor os seus resultados.
Outra coisa, desenhar exige concentração, tranquilidade e um bom espaço de trabalho; hoje em dia os problemas do cotidiano nos deixam ansiosos e mais preocupados com os resultados, nos fazendo esquecer de valorizarmos os meios, e a curtição que é desenhar. Tente reparar se a forma que está praticando o desenho não está sugando a sua motivação também. Ok?
eu sei desenhar porem me falta a criativifade de criar algo meu e toda vez que tento desenhar sem ter algo em mente da muito errado
eu n sei desenhar nada mal sei desenhar uma bola
Sou um fã do site e adorei o post, sei que é complicado resumir em um único post tudo sobre o mundo do desenho, mais você explicou muito bem!
Tenho um post sobre o mesmo assunto em meu blog:
http://comodesenhar10.blogspot.com/2013/09/aprenda-como-desenhar-bem.html
Dê uma olhada e diga o que achou, parabéns e espero que o site sempre fique no ar!
Abraços!
Gostei de saber que devemos desenvolver o lado direito do cérebro. Gosto muito de filosofia também, estou até motivado a voltar a estudar filosofia em uma universidade, com relação aos desenhos sempre é bom desenvolver, por pouco que seja. Belo Post!