Você sabe o que é Paleoarte?

Compartilhe!

A paleoarte surgiu praticamente com a paleontologia, em virtude da necessidade dos cientistas de divulgar e transmitir as descobertas para o público em geral. Aqui no Brasil, ela só se tornou mais difundida com a grande exposição “No Tempo dos Dinossauros”, realizada no ano de 1999 no Museu Nacional da UFRJ. De lá para cá ela tem crescido bastante, chegando inclusive a ganhar mais investimentos, exposições e até reconhecimento Internacional.

Com o objetivo de realizar a concepção artística de seres e ambientes extintos, seja para fins de estudo, didática ou entretenimento, a paleoarte compreende a união de estudos científicos de paleontologia com um conjunto de técnicas artísticas, como: a ilustração científica, a modelagem, entre outros recursos computadorizados de modelagem 3D, animação e robótica.

Por meio da paleoarte é possível criar réplicas de animais a partir de diferentes registros fósseis, nos possibilitando compreender melhor a história, o comportamento, a vida e a estrutura física destes seres pré-históricos. Para tal processo também é considerado as relações filogenéticas (de parentesco) com base na taxonomia do organismo, assim se utiliza como referência os animais atuais, descendentes das antigas criaturas; seja para encontrar a textura de uma pele, função ecológica, alimentação, dentição, etc.

Abaixo você confere uma aquarela pintada no ano de 1830 pelo geólogo Henry De la Beche, baseada em fósseis encontrados por Mary Anning. Essa foi a primeira representação pictórica de uma cena do tempo profundo baseada na evidência fóssil.

 

É bom ressaltar que o resultado de todo este trabalho é apenas uma aproximação das características visuais do animal extinto; e mesmo que um trabalho deste seja apresentado, ele sempre deixará uma incógnita, ainda que hoje tenhamos espécies com características possivelmente parecidas como fonte de referência.

A seguir você confere a restauração do esqueleto de Brontosaurus excelsus, (originalmente Apatosaurus), de Othniel Charles Marsh, 1896.

Para quem desenha e gosta da ideia, existe até alguns sites que andam promovendo eventuais concursos culturais nesta modalidade. Vale a pena dar uma conferida no tio Google.

Já para aqueles que pretendem conhecer mais sobre paleoarte e principalmente sobre paleontologia, tem alguns sites muito bacanas, que além das informações e ilustrações iradas, possui outros links muito legais; confira!

sbpbrasil.org

brazilianpaleoart.colecionadoresdeossos.com

Espero que você tenha gostado, até mais! 😉

3 comentários sobre “Você sabe o que é Paleoarte?

  1. Nossa, adorei pra caramba. muito obrigado Mateus ,por ajudar a divulgar a paleoarte Brasileira. Com certeza essa é uma área que poucas pessoas conhecem, e merece ser mais valorizada, principalmente aquí no Brasil.

    Valeu mesmo cara!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *