Há muita gente que ainda não sabe, mas aquele famoso lápis utilizado na escola, não é o mais adequado para desenhar. Confira mais detalhes sobre eles neste post…
Muitas pessoas que estão começando a desenhar, por uma falta de informação, utilizam o lápis mais comum, o nº 2, encontrado em qualquer papelaria. Esse lápis possui um mina de grafite interna que não é nem muito dura, nem muito mole; ele é muito utilizado na escola e mais vendido nas papelarias. Para quem desenha, este lápis acaba que se tornando limitado quando o objetivo é reproduzir diversos tons de cinza e criar efeitos de textura ao se fazer um desenho. Pensando nesta necessidade de explorar os tons de cinza e facilitar a vida dos desenhistas, o químico Nícholas Jacques Conté, criou e patenteou o processo moderno de produção de lápis, misturando grafite em pó com argila que, depois de moldados eram endurecidos em alta temperatura, o que possibilitou a aplicação de diversos tons de cinza com menos esforço e melhor aproveitamento. Essa variedade de tons de grafite possui caracteristicas que se bem aproveitadas, facilitam e muito a vida de quem desenha.
Veja a seguir a aplicação de cada uma destas graduações.
Graduações de lápis:
Lápis H – É duro e mais indicado para desenho técnico.
Lápis HB – Lápis fácil de ser encontrado, pouco mais forte que o H.
Lápis B – Este já é o oposto ao H, é mais macio e seu traço é mais escuro.
As enumerações de cada um deles servem para trabalhos específicos, por exemplo:
HB – Usado mais para desenho técnico
B – Usado para esboços
2B – Usado para esboços
3B – Ideal para a textura da pele
4B – pêlos e cabelos
5B – Usado para as sombras
6B a 9B – Usado para as sombras mais escuras
Lapiseiras
São ótimas para fazer traços finos e precisos tais como prédios, casas, cabelos e pelos; pois possuem diversificados tamanhos de espessura de grafite.
No entanto existem também as chamadas porta-minas que pode ser até mais grossas do que um lápis comum.
As minas de diâmetro 0.3mm – linhas e detalhes bem pequenos
Minas de diâmetro 0.5mm – são as mais básicas
Minas de diâmetro 0.7mm – melhores para escrever
Minas de diâmetro 0.9mm – faz bem mais manchas do que as anteriores
3B até 9B – usada para trabalhos de grande formato.
48 comentários sobre “Você sabia que existem lápis e grafites específicos para cada tipo de trabalho?”
olá, gostaria de saber qual o modelo do lapis de desenho amarelo e preto da foto
É Staedtler Noris.
Uso um bloco de folhas milimetrado pra desenha, quero compra um bloco de folhas lisas mas tenho duvida na gramatura do papel!
tava pensando em compra Bloco Desenho A4 140g da canson
Olá, meu irmão uma vez achou um lápis que escrevia meio roxo, era da faber castell. Não sei muito mais que isso porque o nome estava bem apagado, tudo que se escrevia na hora ficava como grafite normal (como um HB) mas ficava roxo depois de um tempo, se molhasse manchava tudo de roxo, só que dava para escrever em outras superfícies como plástico e na pele se molhasse na água. Saberiam me ajudar a saber que tipo de lápis seria esse?
Olá! Pra mim isso é novidade. Não conheço esse lápis.
Bruna, esse é o “Lápis Tinto”, muito utilizado no passado, geralmente em provas ou avaliações, em que era proibido apagar o que tinha sido escrito. Utilizei muito…
Qual lápis vc me indica pra escrever em plaquinha de plástico ( as que coloca em vasos de flores para indentificar) para que não saia qdo fica na chuva e no sol?
Olá! Eu acho que lápis não é uma boa para escrever em placas. Mas acredito que uma graduação intermediária, como o HB ou nº2 sirva.
hb e n2 são o mesmo?
Sim, são o mesmo Natyele.
Lápis Dermatográfico
Também desenho,e uma coisa que tenho notado e que desenhos do tipo anime e comics,desenhos animados em geral ficam mais bonitos com grafite dura,o traço e mais uniforme,profissional e as formas saem mais simétricas e alinhadas. Apesar de não ser um desenho tecnico. Acho que e porque a grafite dura faz mais atrito no papel,mantendo a mão nas direções certas.Outra coisa que embeleza o traço e a caneta Bic,escorrega legal.A gente desenha mais rápido,dando-nos um controle mais panorâmico do desenho.