Você sabia que Roberto Gómez Bolaños, o Chaves, também desenha?

Compartilhe!

Quem é fanático pelo seriado do Chaves ou grande admirador do autor, a esta altura já deve saber que Roberto Gomez Bolaños desenha há bastante tempo, mas há muita gente que nem imaginava.

Eu mesmo só fui saber disso em 2012, quando ouvi a Sonia Abraão comentar em seu programa sobre o lançamento do livro “O diário do Chaves” aqui no Brasil, e que iria contar com diversas ilustrações do próprio Bolaños. Algum tempo depois eu consegui dar uma folheada no livro e conferir estes desenhos com mais tempo, já que na reportagem tudo passou muito rápido; e não é que ele desenha bem?!

Dê uma olhada em alguns dos desenhos que eu separei, são do livro de Bolaños.

Também puder notar que o traço dele é bem caricato, o que me fez suspeitar de que o famoso desenho do professor linguiça, que no seriado é atribuído ao personagem Kiko, seja realmente um desenho do próprio Roberto Bolaños para o episódio.

Vou deixar você tirar suas próprias conclusões, veja:

 

Ah! Não pense que ele parou de desenhar! Recentemente muitas notícias a cerca do estado de saúde do ator invadiu as redes sociais e a TV, dizendo que ele estava muito doente e até que havia falecido. Foi então que seu assistente, Augusto Rattoni, se manifestou dizendo:

“Roberto está desenhando, porque além de todas as qualidades, diretor, cineasta, compositor de música e tudo, também desenha e pinta. Agora está desenhando o que vê: paisagens, interiores de casa ou rostos.”

“Acorda cedo, às 8h30. Se limpa, faz o desjejum, toma banho, descansa, porque o banho o esgota, depois joga um pouco com palavras cruzadas de algumas revistas que vê ou desenha até a hora da terapia”

 

Uma grande influência…

Seu pai, Francisco Gómez Liñares, também aspirava arte; acho que até seja daí a influência de Bolaños. Ele era um grande ilustrador, desenhista, pintor,  e retratista.

Esta foto abaixo foi divulgada no twitter de Bolaños, e mostra seu pai em 1928 pintando.

Então é isso! Espero que você tenha gostado deste post. Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *