O mineiro Will Conrad, é natural de Belo Horizonte, onde mora até hoje. Devido ao seu grande talento, o artista já é considerado um dos desenhistas brasileiros mais requisitados pelo mercado internacional de quadrinhos, o que lhe rendeu a chance de trabalhar para grandes editoras, incluindo Dynamite, Marvel, Dark Horse, Top Cow e DC.
O traço do artista, já representou alguns dos super heróis mais famosos do mundo, envolvendo publicações como Wolverine, Homem Aranha, Outsiders, New Avengers, Red Lantern, Teen Titans e Stormwatch. Atualmente o desenhista está trabalhando para a DC, ilustrando a série Nightwing.
Fique a seguir com a entrevista!
Desenho Online – Nome completo, idade, hobby e ocupações.
Will Conrad – Will Conrad aka Vilmar Conrado, 40 anos, hobby: desenhar, violão, boliche. Ocupação: Ilustrador, quadrinista.
Desenho Online – Quando despertou em você a vontade de trabalhar como quadrinista?
Will Conrad – Meu amor pelos quadrinhos começou muito cedo, não sei dizer exatamente quando. Aprendi a ler com os quadrinhos e sempre desejei poder desenhar quadrinhos, ainda que essa realidade fosse difícil em minha cidade, Belo Horizonte.
Desenho Online – Como e quando surgiu a oportunidade para trabalhar com quadrinhos?
Will Conrad – Minha primeira chance de trabalhar profissionalmente como quadrinista para o mercado americano surgiu em 2001, quando tive a oportunidade de arte-finalizar meia edição de Buffy, para a Dark Horse. Desde então trabalhei 3 anos como arte finalista para diversas editoras e depois disso como desenhista. Em todo esse tempo, nunca fiquei sem trabalho, e já atuei em diversas revistas para as principais editoras americanas.
Desenho Online – Quais são as suas principais influências artísticas?
Will Conrad – Will Eisner, Frank Frazzeta, Mark schultz, Alan Davis, Barry Smith, Joe Kubert… Muitos outros tiveram, de uma forma ou de outra, influência em meu trabalho, e ainda hoje procuro ficar ligado em outros artistas da atualidade, porque sempre acho que há muito a aprender com eles.
Desenho Online – O que representou para você o seu primeiro contato com Will Eisner, em 1997? Conte-nos como foi.
Will Conrad – Bem, foi durante a primeira Bienal de Quadrinhos aqui em Belo Horizonte (que depois veio a se tornar o FIQ). Quando fiquei sabendo que o Eisner estaria entre os convidados, preparei um pequeno portifólio como trabalhos na esperança de mostrar para ele. Quando tive alguns minutos com ele, mostrei o trabalho e ele me dedicou alguns minutos, avaliando os desenhos e dizendo que eu tinha um grande talento, e potencial para ser profissional e que continuasse aprimorando. Esse momento foi muito marcante para mim, pois daí em diante decidi que faria o que fosse preciso para me tornar um desenhista profissional de quadrinhos.
Desenho Online – No seu ofício de desenhista, o que você considera mais difícil?
Will Conrad – O mais difícil é ter que manter a motivação naquelas horas em que você está muito cansado ou sem inspiração. Não dá para desenhar só quando dá vontade, e muitas vezes temos que nos forçar ou encontrar maneiras de nos motivar a continuar desenhando.
Desenho Online – Para você, o que o desenho pode trazer para o praticante, além é claro de renda e da diversão?
Will Conrad – Não sei dizer o que o desenho pode trazer para cada pessoa. Acredito que isso é muito subjetivo, e cada um deve ter um tipo particular de gratificação ao desenhar. Para mim é a possibilidade de passar para o papel as idéias que aparecem na cabeça, e a satisfação de criar mundos que não existiam antes. E ainda há sempre a grata surpresa de ser surpreendido com o resultado final de cada arte que faço. Muitas vezes o trabalho final sai um pouco diferente do que tinha visualizado na imaginação.
Desenho Online – Pelos comentários em sites e redes sociais, os fãs do Asa Noturna gostaram da sua entrada para assumir a arte da série. Esse tipo de feedback faz muita diferença na hora de executar o trabalho?
Will Conrad – Quando tenho um retorno positivo dos fãs, é sempre muito gratificante. Me faz querer melhorar ainda mais para que as pessoas continuem gostando.
Desenho Online – Existe algum projeto próprio em mente ou que já esteja executando?
Will Conrad – Tenho um projeto pessoal, com um amigo meu, que gostaria de publicar assim que puder. Não tem sobrado muito tempo para trabalhar nele, mas ainda vou colocá-lo para frente.
Desenho Online – Quais conselhos você gostaria de deixar para os seus fãs desenhistas?
Will Conrad – O principal conselho que posso deixar é que, se você quer ser desenhista de quadrinhos, publicidade, livros, ou qualquer outra área, não deixe de praticar. Desenhe todo dia e procure trabalhar nos seus pontos fracos. Procure críticos sinceros e evite os aduladores. Não desanime com os feedbacks negativos. Use-os como motivação para melhorar. E seja apaixonado pelo que faz.
Desenho Online – Will, nós do blog desenhoonline.com lhe agradecemos muito por nos conceder esta entrevista. Muito obrigado e sucesso!
Will Conrad – Eu agradeço pelo convite e espero que tenho podido responder as perguntas da melhor maneira possível!! Grande abraço.
6 comentários sobre “Will Conrad em entrevista exclusiva ao blog desenhoonline.com”
Nossa que maravilha é esse blog desenhoonline.com descobri.
vocês essa semana e tem mta coisa boa e interessante como esta entrevista. Otimo trabalho me motivou realmente a voltar a rabiscar umas coisas kkk parabens!
Cara eu precisava conhecer mais este mundo q eu almejo porem as vezes me vejo meio perdido no escuro sem rumo. vlw mateus por nos oferecer estes materiais e nos ajudar a seguir em frente!
Com certeza Marcos, ainda mais nestes momentos, imagino que vida de quadrinista deve ser frequente esse problema; é muito trabalho.
Se liga que sexta-feira tem mais uma entrevista!
Muito massa . Adorei Mateus . Principalmente quando ele fala que o mais difícil é terque manter a motivação naquelas horas em que você está muito cansado ou sem inspiração. Pois é a mais pura verdade.
Parabéns por mais uma bela matéria !
Adorei a entrevista! Matérias como essa são sempre de muita inspiração a quem busca o mesmo objetivo. Também gostei das perguntas, pois algumas foram referentes a momentos da vida do artista, e não genéricas, o que mostra que houve uma pesquisa.
Com certeza Felipe, ainda mais de grandes desenhistas que já possuem toda uma bagagem em relação ao ofício, como é o caso do grande Will; tem sínteses muito boas de coisas que nós iremos assimilar só depois de muito tempo. Fiquei muito feliz dele ter aceitado o convite. 🙂